RadioCaca (RACA), a gamecoin que recebeu apoio de Maye Musk, modelo profissional e mãe de Elon Musk, sofreu grande desvalorização após sua alta histórica; e vou contar para vocês um pouco mais sobre essa moeda, falando também sobre um suposto golpe.

Mãe de Elon Musk e RadioCacaNFT

Em junho, julho e agosto de 2021, a mãe do bilionário Elon Musk – @mayemusk – fez posts no twitter relacionados à @RadioCacaNFT, promovendo caixas misteriosas (mistery boxes) com alguns NFTs seus.

Estas caixas possuíam tokens não-fungíveis que liberavam funcionalidades no jogo Universal Metaverse (USM), onde RACA é o token in-game e token de governança da rede em que o jogo foi construído.

No entanto, sua última postagem referente à RadioCaca (RACA) foi em agosto, na mesma época do lançamento do token. Ela teria abandonado o projeto?

Talvez manter a distância tenha sido uma boa decisão, pois no início de dezembro o projeto promoveu uma massiva manipulação de mercado, conforme explicaremos na sequência.

Pump & Dump; Pirâmide; RACA e a Mãe de Elon Musk

Pump e Dump

Um esquema de Pump&Dump é um golpe financeiro onde uma organização promove uma disparada artificial dos preços com a intenção de vender com lucro para os novos compradores.

Um grupo de indivíduos realiza compras massivas, feitas de forma quase simultânea e combinada em grupos ou comunidades, injetando capital no ativo para fazer seu preço subir rapidamente (pump), atraindo novos compradores que continuam alimentando o rali de alta enquanto os promotores do esquema aproveitam para despejar (dump) com um lucro muito significativo.

Uma proposta de Pump&Dump também pode ser feita com o objetivo de realizar um Exit Scam, gerando compradores para um ativo moribundo, na ilusão de uma alta de preços.

Saiba mais: Atualização do caso Cryptomines e ETERNAL, o token moribundo

Pirâmide Financeira

Um esquema de pirâmide é um golpe financeiro que promete retorno atrelado à entrada de novos participantes, não é sustentável e termina quando o ecossistema para de ser alimentado, trazendo grandes perdas para a base da pirâmide, que foram os últimos a chegar no esquema.

Os early adopters (indivíduos que começaram o golpe, ou entraram cedo no esquema) dependem da entrada de novas pessoas e, portanto, toda estratégia está voltada para garantir este fluxo.

A maioria destes golpes não são publicamente divulgados, pois isso pode trazer problemas legais e revelar às pessoas que o projeto não é legítimo, o que traria o efeito contrário desejado – afastando possíveis interessados honestos ou com medo de serem os últimos.

RACA

Mas, curiosamente, a Radio Caca promoveu os supostos golpes abertamente em seu Medium – plataforma para divulgar artigos, como uma rede social de blogs.

No texto cujo título é “Staking 100 billion RACA and Game Update: A Community Call to Arms”, publicado em 07 de dezembro de 2021, os supostos golpistas dizem:

Reprodução do medium oficial RadioCaca com o texto original que foi traduzido abaixo. Imagem de convocação às armas do exército inglês na primeira guerra foi utilizada, com militar de bigode apontando o dedo para o leitor.
Fonte: Artigo publicado no Medium pela equipe do jogo

“(…) estamos aqui chamando a comunidade RACA às armas para se unir por uma causa em comum!”

“Este é o nosso momento crítico para estar à altura da ocasião. O mais importante é sobreviver a dezembro. Não morra antes do grande mercado de alta. Não morra antes do nascer do sol.”

“Se o preço RACA puder superar todos os outros em dezembro, especialmente se o mercado geral estiver em tendência de baixa, adquiriremos uma enxurrada de novos usuários. Conseguir um desempenho superior ao mercado é a melhor estratégia para adquirir novos usuários. (…)”

“(…) Planejamos fazer isso fazendo valer a pena para os usuários comprarem RACA e bloqueá-lo por meio de apostas (staking) por recompensas NFT.”

Contextualizando com o movimento de preço

Este artigo foi postado após uma grande queda no preço, que saiu de $0,011890 (14/nov) em sua alta histórica e chegou a ser cotado em $0,004466 (05/dez, dois dias antes da postagem), uma brutal desvalorização de -62,44%.

No dia da postagem (07/dez) seu preço viu uma rápida recuperação (pullback) em $0,005218, antes de sofrer outra queda bruta, atingindo mínimas vistas em outubro, antes da grande alta.

Atualmente o token acumula perdas de -77% desde sua ATH, sendo negociado por $0,002701, por metade do valor do dia 07 de dezembro.

Reprodução gráfico RACA do coinmarketcap com preço e data.

Não foi encontrada mais nenhuma menção por parte da mãe de Elon Musk – Maye Musk – sobre o projeto até o momento.

Cuidado com chamadas comunitárias de PUMP

Em muitos casos de exit scam e golpes no mercado financeiro, com um grande destaque para o mercado de criptomoedas e um destaque ainda maior para a indústria de gamecoins, que ganhou os holofotes em 2021 e foram noticiados inúmeros golpes, é comum ver as pessoas envolvidas tentando incentivar a compra e até mesmo um Pump nos preços, com a narrativa de união, força da comunidade: “Estamos juntos nessa!”.

Mas a verdade é que, conforme já foi comprovado vez após vez, normalmente o que essas pessoas querem é uma oportunidade de conseguir vender seus tokens sem utilidade para conseguir efetuar lucro, ou pelo menos diminuir as perdas.

Saiba mais: Jogo Cryptomines derrete 99,5%. Eternal deve ir a zero. Exit Scam?

Só é possível vender se existirem pessoas dispostas a comprar. E é aí onde entra a importância da narrativa.

Movidos pela ganância, ou desespero, os participantes se vêem incentivados a entrar no esquema, mas acabam sendo as próprias vítimas.

Donos de tokens sem valor, em um esquema que chegou ao seu fim.

Acompanhando outras postagens, vemos a equipe constantemente criando e cancelando novos tokens (como o BGD), bem como fazendo rebranding de tokens antigos.

Leia mais:

“O golpe está aí, cai quem quer”; 3 golpes mais comuns em 2021

Michael Saylor acredita que Bitcoin é melhor reserva, mas dólar é melhor moeda

Criptomoeda inspirada em Round 6 é golpe – Saiba em quais criptos NÃO apostar

A NovaDAX está completando três anos!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil completa três anos no mês de novembro e quem ganha é você! 

Serão até 30 moedas com taxa zero para transações e mais de 80 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.