O Bitcoin está próximo de ser implementado como moeda oficial de El Salvador, e o governo do país está contratando assessores de bitcoin para auxiliar a população no gerenciamento da criptomoeda em carteira.

Embora tenha sido aprovada no dia 9 de junho, devido a um período chamado de vacatio legis, a Lei Bitcoin só entrará em vigor no dia 7 de setembro. O período de 3 meses entre a publicação no Diário Oficial de El Salvador e a vigência da lei foram utilizados para educar a população sobre o Bitcoin e também preparar o terreno para a implementação.

Um dos esforços nesse sentido foi a criação de 50 pontos com caixas eletrônicos e profissionais prontos para atender os salvadorenhos, similares a agências bancárias.

Ponto da Chivo, marca da carteira oficial de bitcoin de El Salvador. Reprodução/Twitter.

O anúncio foi feito pelo Twitter de Nayib Bukele, presidente de El Salvador. Segundo ele, os pontos oferecerão depósitos e saques de dinheiro sem taxas, além de assessores dispostos a explicar como baixar e utilizar a carteira digital e os caixas eletrônicos.

Desenvolvida com ajuda da Strike, empresa de Jack Mallers que utiliza a Lightning Network do Bitcoin para facilitar pagamentos transfronteiriços, a Chivo Wallet é outro esforço do governo de El Salvador para uma implementação do Bitcoin no país sem maiores dificuldades.

Para Bukele, o Bitcoin representará liberdade e segurança financeira para os cidadãos, contando com uma economia de US$ 400 milhões ao ano em taxas de envio e recebimento de remessas.

O pequeno país da América Central também contará com 200 caixas eletrônicos espalhados por outros locais oferecendo os mesmos serviços, incluindo a compra de bitcoin para a Chivo.

caixas eletrônicos de bitcoin em El Salvador
Caixas eletrônicos de bitcoin. Reprodução/Twitter.

O governo de El Salvador também criou e transmitiu uma propaganda explicando como serão as mudanças decorrentes da Lei Bitcoin, onde lembra do bônus de 30 dólares para quem baixar a carteira oficial e reforça que “usar bitcoin é fácil e opcional”. Assista ao vídeo abaixo:

Leia também:

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br