O Governador da Pensilvânia (EUA) quer aprovar uma lei que distribuirá US $2.000 para famílias que ganham menos de US $80 mil por ano. Segundo ele, a medida deve ajudar a combater os efeitos da inflação… Será?
Governo da Pensilvânia vai distribuir US $2.000 para famílias
Em meio a um cenário caótico e histórico de altas de preços ao redor do mundo todo, comumente chamado de “inflação”, governos e cartéis bancários (como o FED, por exemplo), vem tentando encontrar soluções econômicas para esse problema. Que afeta negativamente a vida de todos, mas principalmente dos mais pobres, como demonstrado em nosso artigo sobre inflação.
Saiba mais: Descubra de quanto é a inflação real da moeda brasileira; e como isso nos afeta
Segundo a Escola Austríaca de Economia, a definição correta de inflação é o aumento da base monetária, ou o aumento do dinheiro em circulação, que por sua vez causa a desvalorização deste dinheiro (lei da oferta e demanda) e, consequentemente, o aumento de preços na economia.
Ludwig Van Mises, inclusive, explica a importância de utilizar a definição correta, como sendo a única maneira de encontrar soluções que realmente funcionem para resolver o problema, ao invés de pequenas soluções que não corrijam a raíz do problema e, algumas vezes, podem até mesmo piorar a situação.
O último caso é ironicamente demonstrado pelo Governador da Pensilvânia e até parece um meme.
O Governador Democrata, Tom Wolf, está tentando aprovar um projeto de lei que vai distribuir US $2.000 para famílias de seu estado que recebam menos de US $80.000 por ano. No total é esperado injetar cerca de US $500 milhões na economia da Pensilvânia, de um dinheiro que antes, supostamente, estava fora de circulação, nas contas públicas.
A justificativa para a medida é ajudar estas famílias em um duro momento de “inflação” (aumento de preços), onde elas não conseguem acompanhar os efeitos destrutivos da inflação causada pela constante distribuição de dinheiro durante a pandemia, que viu números recordes de impressão de dinheiro e aumento da base monetária nos Estados Unidos e no mundo.
Ele quer resolver a inflação… Com mais inflação.
O recebimento de dinheiro pode trazer resultado positivo no curto prazo para estas famílias e para a economia local, mas sabemos (e continuamos aprendendo) os efeitos nefastos que isso tem na economia no médio e longo prazo. E estas famílias que recebem algo agora, serão também as mais afetadas no futuro.
A medida, coincidentemente, ou não, ocorre no meio do ciclo eleitoral norte-americano. Uma época muito conhecida por campanhas populistas e injeção de dinheiro na economia, com o objetivo de angariar votos para as próximas eleições.
Segundo o analista 0xForrest, esta época é também a que normalmente apresenta melhor desempenho para o mercado de ações, medido através do S&P500.
Saiba mais: Próximos trimestres são historicamente positivos para o mercado financeiro