A Optimism Foundation ameaçou expor a identidade do hacker do token OP e denunciá-lo às autoridades. O Hacker enviou uma mensagem para Vitalik Buterin pedindo a opinião do criador do Ethereum sobre se deve devolver os fundos roubados ou não.
O roubo de $20 milhões de dólares
O roubo de US $20 milhões em OP ocorreu após erro da Optimism Foundation em enviar tokens OP de segunda camada para um endereço Ethereum de primeira camada, que ficaram presos em uma carteira multi-assinatura em controle da Wintermute, um serviço de liquidez e market maker.
A própria fundação falhou em compreender o sistema desenhado por ela mesma, o que abriu uma janela de oportunidade para um “hacker” atento que conseguiu roubar os fundos da carteira 24 horas antes do que havia sido anunciado pelas equipes da Fundação e da Wintermute, como prazo para corrigir o equívoco.
Saiba mais: Hacker rouba 20 milhões de tokens OP: “vamos comprar de volta” diz Fundação Optimism
Com o evento e uma série de movimentações realizadas pelo hacker do token OP, o preço do ativo caiu mais de 25% no mercado.
A Optimism havia anunciado que tinha o interesse em recomprar os valores, para combater a pressão vendedora decorrente de um erro próprio, mas também afirmou conhecer a identidade do ladrão e ameaçou denunciá-lo às autoridades caso as moedas não fossem devolvidas para o endereço da Wintermute.
The Wintermute team has committed to buying back the misappropriated tokens, by monitoring the address that holds them and buying as the address sells.
— Optimism (✨🔴_🔴✨) (@optimismPBC) June 8, 2022
You can read more about their commitments here:https://t.co/LhlFo65cjs
Hacker do token OP é fã de Vitalik Buterin e pede sua opinião
O fato mais curioso de tudo isso, foi que o hacker do token OP enviou, ontem, US $1 milhão para um endereço conhecido de Vitalik Buterin, sem muitas explicações.
Nesta manhã do dia 10 de junho (sexta-feira), foi realizada uma nova transferência de $1M do mesmo endereço, novamente para o endereço do criador do Ethereum (ETH), desta vez acompanhada de uma mensagem onde o hacker do token OP se dizia um admirador do trabalho de Vitalik e pedia sua opinião sobre como deveria proceder em relação aos outros US $18 milhões que ainda estavam em sua posse – e era a quantidade que ele conseguiria devolver para a Fundação.
Até agora não sabemos se Buterin respondeu.
Leia mais: