Cointimes

ADs

Hashrate do Ethereum Classic sobe 150% no pós-Merge

Moeda do Ethereum Classic em máquina de mineração

Com a mudança do ETH para proof-of-stake, o ETC começou a atrair diversos mineradores após o, tão esperado, The Merge. Neste momento, a hashrate do Ethereum Classic subiu 149,16% nas últimas 24 horas e seu preço também está subindo.

Hashrate do ETC conforme mineradores migram de rede

Para aqueles que não conhecem, Ethereum Classic é o maior fork de Ethereum, que surgiu em julho de 2016 após um ataque hacker que roubou cerca de 3,6 milhões em ETH.

O fork ocorreu em um desentendimento da comunidade de Ethereum, na época, sendo que um lado (ETH) defendia realizar um “chain reorg” forçado na blockchain, apagando todos os registros de transações após o hack, para “devolver” os tokens roubados para seus donos – como se ele nunca tivesse ocorrido.

A chain reorg aconteceu na rede que hoje chamamos de Ethereum (ETH), e que acabou de realizar o The Merge.

Outra parte da comunidade se opôs à apagar os registros, defendendo que a maior vantagem de se utilizar uma blockchain seria perdida, já que se supõe que as transações deveriam ser irreversíveis e ninguém deveria ter o poder de apagar registros ou “voltar no tempo” desta forma. Estes entusiastas mais “puristas” formaram o Ethereum Classic (ETC).

A hashrate do Ethereum Classic sempre perdeu para a hashrate do Ethereum, com a maioria dos mineradores preferindo a chain apoiada por Vitalik Buterin e pela maioria dos protocolos construídos em sua camada base, além de exchanges e outros prestadores de serviços centralizados.

O Ethereum também sempre dominou o ETC em capitalização de mercado.

Com a mudança para o proof-of-stake, mineradores e investidores passaram a recobrar interesse na versão “mais clássica” da maior rede de contratos inteligentes e Web3 do mundo.

Pudemos observar, nas últimas 24 horas, uma aumento de 149,16% na hashrate do ETC, atualmente em uma média de 159,154 THs por dia.

Gráfico de Hashrate do ETC
Hashrate do Ethereum Classic
“Hashrate do Ethereum Classic” Fonte: Bitinfocharts

Enquanto isso, conforme a mineração já não oferece mais recompensas no ETH, sua hashrate vem caindo – de acordo com o esperado.

Tendo perdido 53,05% no mesmo período, atualmente em 422,466 THs, ainda, surpreendentemente, superior ao fork.

“Hashrate do Ethereum” Fonte: Bitinfocharts

ETC sobe de preço, quanto todo o mercado cai

Além da alta de hashrate, o token ETC também está passando por uma alta de preço em relação ao dólar, mesmo em um momento onde a maioria dos pares USD estão caindo e perdendo valor de mercado.

Atualmente o ETC/USD está sendo negociado por US $37,74, com alta de +2,5% nas últimas 24 horas.

Preço ETC subindo
Fonte: Coingecko

O ETH, por exemplo, acabou seguindo a máxima de “compre os rumores, venda a notícia” e desde a atualização com o The Merge já perdeu mais de 8% de seu valor.

No momento, a cotação do ETH/USD está em US $1.505,26, tendo perdido -4,7% nas últimas 24 horas.

Preço ETH caindo
Fonte: Coingecko

Nos últimos dias que antecederam o The Merge, o Ethereum Classic já vinha ganhando relevância e gerando opiniões conflitantes. Ele parece querer ganhar novo protagonismo agora, como alternativa viável para uma rede proof-of-work, que deverá competir com o novo fork ETHPOW sendo lançado hoje.

Leia mais:

Leia outros conteúdos...

© 2023 All Rights Reserved.

😲 Você sabia que pode estar PERDENDO dinheiro enquanto lê notícias? 📰

🔥 Baixe nosso app AGORA e GANHE Bitcoin enquanto se informa! 🔥

⏰ A cada segundo que passa, é Bitcoin que você deixa de ganhar! ⏰

Cover

Ganhe Bitcoin assistindo Youtube, navegando na internet ou fazendo compras!