Você conhece o Medallion Fund? Ele é considerado o melhor fundo de investimentos do mundo.

Agora você deve estar se perguntando como pode eu estar falando a respeito de um fundo de investimentos e a foto deste artigo não ser do Warren Buffett, certo?!

Pois é. Não tem nada errado. Vamos falar realmente sobre esse cara da foto de cima.

https://cointimes.com.br/fundos-de-investimento/

James Harris Simons, também conhecido como “Jim Simons” é um matemático bilionário. Ele é o gestor do do Medallion Fund que é uma verdadeira máquina de fazer dinheiro em Wall Street.


Quer ganhar Bitcoins?
A gente te ajuda nisso.
Abra uma conta grátis!


 

James Harris Simons, também conhecido como Jim Simons.

O mais interessante a respeito deste fundo é que não tem praticamente nenhuma informação sobre ele na internet. Por causa desse mistério, poucos investidores sabem a respeito da tese de investimentos de Jim Simons.

Medallion Fund

Atualmente a grande maioria dos fundos se baseiam na tese de value investing, herdada de grandes investidores como Benjamin Graham, Peter Lynch e Buffett. Para performar melhor que o próprio Oráculo de Omaha, é necessário ter uma estratégia diferente – e Jim Simons tem.

Pesquisando um pouco mais sobre o Medallion Fund, cheguei em uma reportagem de 2016 da Bloomberg sobre o grupo comandado por Jim Simons. Os números são impressionantes:

O grupo de Jim Simons vem performando monstruosidades como fundo Hedge Fund e vem desde 1990. Outros pontos que chamaram minha atenção:

  • Medallion Fund é composto quase que exclusivamente por PhD’s;
  • Astrofísico é o perfil profissional mais buscado pelo grupo. Nada de economistas ou administradores;
  • Ao invés de Value Investing, o foco aqui é em modelos quantitativos, data science e machine learning. Aplicados ao mercado financeiro.

Com uma performance média ~40% de retorno ao ano, o fundo de Jim Simons se dá ao luxo de cobrar 44% de taxa sobre performance.

E mesmo assim o fundo está lotado. Poucos sortudos que recebem convites conseguem se juntar ao Medallion.

Existem algumas entrevistas com Jim Simons que podem ser encontradas no YouTube. Entre essas, uma no TED Talks e uma ao canal Numberphile, que segue abaixo:

Na entrevista é possível entender um pouco a respeito da infância e vida acadêmica de Simons.

Dá para perceber também porque o fundo é tão “secreto” – Simons trabalhou durante alguns anos em uma área de Codecracking, servindo ao governo americano.

A ideia de criar o fundo surgiu após parar de trabalhar com o governo americano. Jim resolveu pegar um dinheiro com sua família e começar um fundo de investimentos, junto com um ex-colega de trabalho da época de Codecracking.

Nos primeiros dois anos focaram apenas em fundamentos. O famoso value investing. Depois de algum tempo, o Medallion Fund passou a contratar cada vez mais matemáticos e físicos para seu corpo de colaboradores – a estratégia de investimento passou a se basear em modelos matemáticos e estatísticos. Tudo através de machine learning.

Para termos um parâmetro de comparação, na figura abaixo é possível ver o excesso de retorno de “top investors” em relação ao índice S&P 500:

Hedge Fund

Pela performance apresentada nos últimos 30 anos de existência, com certeza Jim Simons teria um local de destaque na figura acima dos “top investors”.

O Medallion Fund atualmente está fechado para o aporte de novos investidores. E para conseguir fazer parte, apenas através de convites.


BitPreço, o maior marketplace da América Latina. Compare os preços das principais exchanges do Brasil e mundo, e compre Bitcoin, Ethereum e USDT pelo melhor preço sempre.

Crie sua conta grátis agora!