iFinex Inc., empresa controladora da plataforma de negociação de tokens digital Bitfinex e da Tether, anunciou hoje que firmou um acordo com o governo de El Salvador.

O acordo entre as duas entidades foi fechado em 19 de novembro e prevê uma colaboração na criação de ativos digitais e estrutura regulatória para eles e também para, emitir e operar instrumentos financeiros digitalizados em El Salvador. A iFinex terá a tarefa de trazer seus anos de experiência operando uma troca de ativos digitais e várias atividades na criptoeconomia.

Como a iFinex ajudará o governo de El Salvador?

A iFinex ajudará o governo de El Salvador a criar e implementar leis, regulamentos, regras e diretrizes de criptomoedas adequadamente equilibradas, especialmente no que se refere a instrumentos financeiros digitalizados para promover o crescimento do setor de criptomoedas em El Salvador.

Além de auxiliar no estabelecimento de diretrizes iniciais, o iFinex também fornecerá percepções e experiência em cumprir e fazer avançar as leis e regulamentações de criptomoedas; trabalhar de forma cooperativa e eficaz com a aplicação da lei e reguladores; e emissão e facilitação da negociação de ativos digitais, incluindo criptomoedas.


Após a promulgação do novo regime regulatório de El Salvador, pretende-se que o iFinex receba sua primeira licença. O Governo de El Salvador se comprometeu a trabalhar exclusivamente com a plataforma enquanto se prepara para o lançamento de seu muito antecipado primeiro título de dívida a construir infraestrutura de energia para o desenvolvimento da mineração de bitcoin (ou seja, o ‘Volcano Bond‘).

“O IFinex e sua equipe de gestão estão entusiasmados em participar de um projeto, juntamente com o governo de El Salvador e a Blockstream, no que pode ser o nascimento de novas oportunidades globais para governos e empresas do setor privado levantarem capital e tokenizarem essas ações”, disse Paolo Ardoino, CTO da Bitfinex Securities.

As duas empresas já cooperam para desenvolver soluções que facilitam a vida do investir. Por exemplo, já é possível negociar o Tether Dólar (USDT) em uma sidechain do Bitcoin, a Liquid Network, diminuindo as taxas e aumentando a privacidade.

O governo de El Salvador provou estar na vanguarda da adoção do bitcoin como um benefício para a riqueza independente de seus cidadãos. Estamos entusiasmados em ver o “Volcano Bond” se concretizando e disponível na iFinex, marcando uma virada na história das finanças, com um governo que usará a energia natural e renovável fornecida pelo ambiente natural local para extrair bitcoins e garantir uma oferta de títulos.

“Estamos orgulhosos desta parceria com a Blockstream e a Bitfinex. Tenho certeza que em alguns anos isso será visto como um passo fundamental para nos tornarmos o mais novo centro financeiro do mundo.” disse Nayib Bukele, Presidente de El Salvador.

Fundada em 2012, a Bitfinex é uma plataforma de negociação de ativos digitais que oferece serviços de última geração para negociadores de moeda digital e provedores de liquidez global. Além de um pacote de recursos de negociação e ferramentas de gráficos, a corretora Bitfinex fornece acesso a financiamento peer-to-peer, um mercado OTC e negociação de margem para uma ampla seleção de ativos digitais. A estratégia da Bitfinex se concentra em fornecer suporte, ferramentas e inovação incomparáveis ​​para traders profissionais e provedores de liquidez em todo o mundo.