Coingoback

A agência reguladora dos bancos e instituições financeiras dos EUA, a OCC, aprovou nesta quarta-feira pela primeira vez um banco de ativos digitais, o Anchorage, que conta com apoio da Visa. Com isso, a empresa se torna o primeiro criptobanco com abrangência nacional nos EUA.

Com permissão anunciada hoje, a Anchorage Trust Company, uma empresa sediada em Dakota do Sul que se denomina “a porta de entrada institucional para as criptomoedas”, se tornou oficialmente um banco digital e pode oferecer serviços relacionados a criptomoedas para seus clientes.

O estatuto de banco fiduciário nacional foi concedido após uma revisão completa da empresa e suas operações atuais, segundo a OCC. “Como condição executável de aprovação, a empresa celebrou um acordo operacional que estabelece, entre outras coisas, os requisitos de capital e liquidez e as expectativas de gestão de risco do OCC.”, disse o comunicado.

Além de ser apoiada pela Visa, a Anchorage também conta com parcerias de peso como os fundos Andresseen Horowitz, Blockchain Capital, Paradigm, BlockTower e outros. O agora criptobanco também já foi apoiadora do projeto de moeda do Facebook, a Diem, que na época era chamada de Libra.

“Somos um banco nacional. A única diferença é a nossa linha de negócios, que estamos criando ativos criptográficos em comparação com outros ativos”, disse o presidente da Anchorage, Diogo Mónica, em uma entrevista. “A vantagem de ter um banco licenciado federalmente é que ele prevalece sobre todas as leis estaduais. A clareza de ser regulado pelo regulador mais antigo para bancos nos Estados Unidos envia uma mensagem muito clara.”

O movimento é uma confirmação do que já foi previsto por especialistas em bitcoin. Em entrevista para a CNN, o COO do Coingoback Neto Guaraci afirmou que 2021 seria o ano da “bancarização” da criptomoeda.

“Isso vai popularizar o acesso desses ativos digitais como nunca vimos antes. O bitcoin estará nas suas compras, no app do seu banco, no seu cartão, maquininha e por aí vai”, disse Neto Guaraci, da startup de cashback em cripto.

ATUALIZAÇÃO: Com a autorização da OCC liberada, a Anchorage Digital Bank se torna o primeiro banco focado em criptomoedas do país com abrangência nacional. Mas, no ano passado, a corretora de bitcoin Kraken já tinha conseguido uma autorização estadual para se tornar um banco. Desta forma, o título da matéria foi alterado.


BitPreço, o maior marketplace da América Latina. Compare os preços das principais exchanges do Brasil e mundo, e compre Bitcoin, Ethereum e USDT pelo melhor preço sempre.

Crie sua conta grátis agora!