Cointimes

Índice de inflação dos EUA vem abaixo do esperado e mercado reage de forma positiva

Notas de 1 USD na mesa

O Índice de Preços ao Consumidor dos EUA, que pode ser usado para medir a inflação, veio abaixo do esperado em 20bps e o mercado cripto amanheceu com boas valorizações nesta quarta-feira.

CPI, ou Índice de Preços ao Consumidor dos EUA em 8,5%

O Consumers Price Index (CPI), ou Índice de Preços ao Consumidor dos EUA, é o equivalente ao nosso Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e pode ser utilizado para medir a inflação no país, ao avaliar as mudanças do preço médio praticado pelos mercados.

Desde 2020, o índice de inflação dos EUA vem aumentando gradativamente de forma bem agressiva, atingindo altas históricas, demonstrando fragilidade econômica no país norte-americano e, com isso, exigindo medidas drásticas e também agressivas por parte do Federal Reserve (FED) para conter os efeitos prejudiciais de suas próprias políticas monetárias e também de eventos macroeconômicos, como a pandemia e a guerra na Ucrânia.

Uma destas ações agressivas, tem sido o forte aumento das taxas de juros, que atraem capital para um ambiente de menor risco e bom retorno, retirando parte deste capital de mercados mais arriscados, como é o caso do Bitcoin e das criptomoedas.

Na manhã desta quarta-feira (10 de agosto), o CPI veio abaixo do esperado pela média de analistas e fundos de investimentos especializados, o que foi o suficiente para criar uma euforia positiva em relação aos preços.

Isso ocorre porque o mercado normalmente tenta precificar os eventos antes de que eles ocorram. As criptomoedas, então, estavam sendo precificadas para um cenário mais otimista do índice de inflação dos EUA em 8,7%, mas fomos surpreendidos com um valor de 8,5%.

Uma queda de 60bps do mês anterior (9,1%) e 20bps abaixo do esperado, o que coloriu o mercado de azul (ou verde).

Mercado cripto reagindo positivamente ao índice de preços ao consumidor dos EUA abaixo do esperado
Fonte: QuantifyCripto/heatmap

Este evento poderia indicar uma retomada gradativa da macroeconomia no mundo, liderada pelos Estados Unidos e pode antecipar também uma redução na agressividade das taxas de juros, o que seria muito positivo para o médio e longo prazo. Explicando a mudança de direção dos preços nessa manhã.

O Bitcoin (BTC) e o Ethereum (ETH) já apresentam valorização de 3,76% e 7,99%, nas útlimas 24 horas, respectivamente.

Preço do bitcoin em $24.157, com variação de 3,76% em 24 horas e preço do Ethereum em $1.839,88 com 7,99% de variação positiva, em resposta a redução do índice de inflação dos EUA
Fonte: Coingolive

Gasolina e energia lideraram a queda do Índice de Inflação dos EUA

Parte desta redução do índice de preços ao consumidor dos EUA é devido à liderança na redução do preço da gasolina em 7,7% e também do índice de preço de energia em 4,6%.

Ambos, gasolina e energia, são custos base para a produção e o funcionamento de todo o restante da economia, influenciando diretamente em outros mercados, o que pode significar que, com uma queda tão relevante em julho, o CPI pode vir ainda menor nos meses seguintes, já influenciado por estes cortes.

Leia mais:

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading