Cointimes

Investidores devem ignorar os otimistas cripto e comprar ouro, diz Jim Cramer

Jim Cramer

Jim Cramer, famoso apresentador da CNBC, advertiu os investidores para se afastarem das criptomoedas apesar dos recentes ganhos do bitcoin e, em vez disso, procurarem o ouro.

“Os gráficos, como interpretado por Carley Garner, sugerem que você precisa ignorar os líderes otimistas cripto agora que o bitcoin está subindo. E se você quer seriamente uma cobertura real contra a inflação ou o caos econômico, ela diz que você deve ficar com o ouro. E eu concordo,” disse ele.

O bitcoin continuou a subir na segunda-feira (23), chegando a US $23.155,93, já que os investidores acreditam que o Federal Reserve vai aliviar seu ritmo de cortes nas taxas de juros ou pará-los completamente.

O preço da moeda digital subiu para $23.333,83 no sábado (21) pela primeira vez desde agosto, de acordo com a Coin Metrics. Isso marca uma subida de quase 39% desde o início deste mês.

Para explicar a análise de Garner, que é a principal estrategista e corretora do mercado de commodities da DeCarley Trading, Cramer examinou o gráfico diário dos futuros de Bitcoin e o Nasdaq-100, que remonta a março de 2021.

Gráfico BTC/NQ usado na análise de Cramer. Via CNBC.

Garner ressaltou que os dois índices estão quase negociando em conjunto, o que sugere que se trata de um ativo de risco e não de uma moeda ou de uma reserva estável de valor, de acordo com Cramer.

“Imagine os empresários tentando realizar transações com ações do Facebook ou Google… é ridículo, eles são muito voláteis. O Bitcoin não é diferente,” disse ele.

A razão pela qual eles são negociados tão de perto é devido ao “risco de crédito de contraparte,” que é a probabilidade de que a outra parte em um investimento ou transação possa não cumprir sua parte no negócio, disse Cramer.

“É claro, você pode simplesmente possuir Bitcoin em uma carteira descentralizada, o que te protege do risco de crédito da contraparte, mas se você quiser usá-lo para qualquer coisa, o risco está de volta à mesa. E, como os clientes da FTX aprenderam, pode ser devastador.”

Nos últimos meses, diversos processos de investidores contra Binance, FTX e Genesis tiveram início por problemas de saques. Os problemas variam entre crises de liquidez e desvio de verbas de clientes, mas, ao que tudo indica, a maioria deles não receberá todo o dinheiro de volta.

Além da incerteza e dos processos judiciais necessários para conseguir compensação pelos prejuízos, isso tudo leva muito tempo. Por exemplo, os 24 mil clientes da Mt. Gox, uma exchange que colapsou em 2014, ainda estão esperando o reembolso, que vem sendo constantemente adiado há anos. 

Cramer, todavia, é conhecido tanto na comunidade financeira tradicional quanto na de criptomoedas por suas previsões imprecisas. Essa imprecisão ocorre tão frequentemente que até mesmo um perfil, chamado Inverse Cramer, foi criado para investir no completo oposto do que o apresentador sugere.

Leia também:

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading