Um jogo de perguntas e respostas adotou o modelo play-to-earn e agora paga frações de bitcoin para os jogadores. É mais um jeito de acumular satoshis sem precisar investir.

Desenvolvido pela VikerGames, o jogo chamado de Wheel of Trivia é um quiz bem simples que entrou em parceria com a Zebedee, plataforma de gaming e bitcoin. O usuário ganha satoshis sempre que acertar algum desafio do jogo e pode sacar através da Lightning Network a qualquer momento.

Diferente de Axie Infinity, God Temple e outros jogos do gênero, o game é completamente gratuito. Porém, como o jogo precisa ser lucrativo de alguma forma, a jogabilidade é prejudicada por uma onda de propagandas.

Vale a pena jogar Wheel of Trivia?

O Wheel of Trivia funciona da seguinte forma: você tem 3 oportunidades por dia para rodar uma roleta e iniciar uma sessão de perguntas e respostas. No geral, as perguntas são tão fáceis que podem ser encaradas como uma prática da língua inglesa.

Você vai precisar saber um pouco de inglês para responder as perguntas corretamente, mas o conhecimento geral é bem básico. Testando o aplicativo, uma das questões mais fáceis que vi foi acertar que parte do corpo o dentista trata, e então bastava saber que “teeth” significa “dentes” em português.

Em pouco tempo de jogo, fui capaz de ganhar 62 satoshis (R$ 0,14 em BTC). O mais interessante é que não há qualquer valor mínimo para saque, pois a Lightning Network permite pagamentos tão baixos quanto 8 satoshis, como podemos ver no exemplo abaixo.

A captura de tela acima é da carteira Zebedee, necessária para a retirada do saldo adquirido no jogo. O pagamento de 8 satoshis foi feito para outra carteira Lightning para testar um saque “real”, já que a Zebedee é uma wallet custodiante e, portanto, o usuário não tem de fato a posse dos bitcoins.

Apesar do valor ser muito baixo, é uma prova de conceito interessante. A principal desvantagem é a frequência dos anúncios e a facilidade das perguntas, o que deixa o jogo rapidamente enjoativo.

No Twitter, um usuário disse que jogou por 15 minutos e recebeu cerca de 15 anúncios, além das perguntas serem “um insulto à inteligência dos bitcoiners”.

“Reduza o número de anúncios ou torne as perguntas mais difíceis e pague mais sats, agora parece apenas um exercício para distribuir a receita de anúncios com os usuários.”, sugeriu ele para a Zebedee e a desenvolvedora Viker.

Vale notar também que os anúncios geralmente são de aplicativos falsos que oferecem dinheiro fácil, e podem ser verdadeiras armadilhas. Caso queira jogar, eu recomendaria ignorar os anúncios e levar o jogo como uma forma de praticar o seu inglês caso não seja fluente.

Os ganhos em satoshis, por sua vez, são extremamente interessantes para testar a Lightning Network e até mesmo presentear amigos para apresentar a criptomoeda a eles. Só não pense que vai ganhar alguma quantia razoável de dinheiro com o jogo.

Leia mais:

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br