O Diário de Justiça de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (10) que o Mercado Bitcoin foi obrigado a ressarcir um de seus clientes que acabou perdendo dinheiro por cair em um golpe.

Como o Portal CriptoFácil relatou, o autor da ação foi vítima de um ataque de phishing enviado ao seu email, tendo perdido R$ 7.000 em Bitcoin.

Como o Cointimes já havia alertado anteriormente, os clientes do Mercado Bitcoin estão sendo vítimas de phishing. Os golpistas geralmente utilizam vários vetores de ataque, enviam emails com links falsos, anúncios no Google para que a página fique em primeiro lugar, etc.


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Phishing por SMS

Neste fato em questão, o cliente recebeu uma mensagem má intencionada alertando sobre uma suposta movimentação em sua conta, com um link de acesso.

O usuário acabou acreditando e forneceu seus dados nesse link, entregando o acesso a sua conta para o criminoso.

Apesar da exchange já ter alertado sobre esse tipo de ataque antes, alguns clientes continuaram sendo vítimas e a decisão não foi favorável ao Mercado Bitcoin.

Na falta de uma regulamentação mais clara sobre exchanges de criptomoedas, os juízes tendem a decidir como decidem com bancos tradicionais.

Entendeu-se que existia uma relação de consumo entre as partes da ação, e portanto a exchange deveria responder pelo ataque phishing bem sucedido.

O Mercado Bitcoin possui uma política de não comentar processos em andamento. A decisão se deu em primeira instância, ainda cabendo recurso, no entanto isso teria um custo para a empresa.

Continue a leitura para não cair em nenhum golpe: Ataques de phishing! Veja como proteger seus bitcoins

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