O Bitcoin já percorreu um grande caminho e vem subindo exponencialmente desde o seu início em 2009. Esse enorme fenômeno ocorreu por causa das inovações que essa tecnologia trouxe.

Notavelmente, o Bitcoin foi o primeiro ativo a trazer a escassez para o mundo digital, ou seja, podemos saber que as moedas são finitas. Isso se deve a tecnologia blockchain, que permite que sem necessidade de confiança atestemos a escassez do ativo.

São muitas as inovações que o conceito de moeda descentralizada trouxe, por exemplo o Bitcoin consegue ser resistente a censura, ignorar fronteiras imaginárias e resolver diversos problemas com contratos inteligentes.

Porém mesmo depois de enxergar um certo valor na tecnologia, a pergunta pode continuar: Por que o Bitcoin está subindo? Não vai mais parar?

O desenvolvimento da tecnologia

Como o Bitcoin possui código aberto, não só qualquer um pode auditar e entender o que está usando, mas qualquer desenvolvedor pode entrar no barco e fazer sua parte para impulsionar o desenvolvimento da tecnologia.

E é isso que vemos acontecendo com constantes atualizações que visam aperfeiçoar o maior sistema de pagamentos descentralizado do mundo.

Como exemplo, em 2017 o Bitcoin recebeu um upgrade chamado SegWit, que consertou a maleabilidade das transações e possibilitou ainda outras atualizações, algumas previstas para 2020 mesmo, como Schnorr, Taproot e Tapscript.

Essas mudanças no código são sempre revistas por uma gigante comunidade de desenvolvedores e visam aumentar a escalabilidade da criptomoeda.

Vale notar que enquanto isso, a eficiência das moedas fiduciárias não enxergam melhora, na verdade o valor só tende a depreciar ao longo dos anos por causa da inflação.

Oferta e demanda explica o Bitcoin subindo

Bom, essa pode ser a explicação mais completa e definitiva para entender o preço de qualquer ativo, apesar de parecer uma resposta preguiçosa que não diz quase nada: “Tá subindo porque tem gente querendo comprar!”

Mas nessa análise o Bitcoin é diferente de qualquer outro tipo de ativo, pois um dos dois fatores é de conhecimento público. A oferta será limitada em 21 milhões de bitcoins, e não tem como alterar isso.

Aumento previsível dos bitcoins em circulação
BTCs em circulação X tempo. O aumento é em uma taxa previsível e decrescente.

Isso se deve ao fato de que a mineração prevê um reajuste da dificuldade a cada 2016 blocos, para que a emissão de novos bitcoins não saia do previsto.

Para entender mais sobre a mineração de bitcoin, leia o nosso artigo completo sobre como minerar Bitcoin.

Taxa de escassez do Bitcoin

Em uma análise técnica mais aprofundada, é possível considerar a taxa decrescente da emissão de bitcoins para formular um modelo que tenta prever a demanda.

Então o que esse indicador faz é mostrar quantos anos, na taxa de produção atual, são necessários para atingir o estoque atual.

No entanto o halving, um evento que ocorre a cada 4 anos, faz esse número crescer bastante, aumentando então a taxa de escassez do Bitcoin.

stock-to-flow btc
Modelo de taxa de escassez (stock-to-flow). Fonte.

Aceitação do Bitcoin

O aumento da adoção da criptomoeda como meio de pagamento evidencia o crescimento da demanda, o que deve refletir no Bitcoin subindo.

No ano passado, o número de lojas que aceitam Bitcoin aumentou em 13%, e mesmo assim foi considerado um aumento pessimista.

aceitamos bitcoin aqui na loja
“Aceitamos Bitcoin aqui”

Fatores políticos e crises

Provavelmente você já deve ter lido por aí que as pessoas usam Bitcoin para fugir do governo, e até certo ponto isso faz sentido sim.

Ao armazenar sua riqueza em outra moeda que não a fiduciária, você se exime de sofrer parte das consequências do controle estatal.

Por exemplo, em 2017 surgiu uma proposta de lei querendo dar um prazo de validade às cédulas de dinheiro, para estimular a circulação das notas.

Bitcoiners não seriam afetados, e fugir das garras dos políticos é também motivo para buscar moedas alternativas. O governo já foi capaz até de confiscar as poupanças dos cidadãos, com criptomoeda isso não seria possível.

Então quando vemos países anunciarem planos de aumentar o controle e restrições das movimentações bancárias, podemos ver uma fuga para o Bitcoin. O que pode fazer o preço subir absurdamente.

Esses são os principais motivos que explicam porque o preço do bitcoin está subindo.


Quer aprender mais sobre Bitcoin? Conheça o Cointimes Research | Bitcoin o maior relatório brasileiro sobre Bitcoin.