No sábado, Johnny Lyu, co-fundador e CEO da exchange de criptomoedas KuCoin, disse que não havia “nenhum plano para parar os saques” e que “tudo na KuCoin está funcionando bem”.

Os comentários do executivo vieram após uma onda de tweets, aparentemente sem muitas explicações, sobre alertas para os usuários sacarem seus fundos da corretora. A KuCoin, apesar de estrangeira, conta com transferências em reais através do Banco Capitual, e possui clientes brasileiros.

Uma das contas anônimas que espalhou o rumor de que a exchange poderia estar com problemas financeiros foi a Otteroooo, a mesma que acusou a Nexo de estar envolvida em escândalos, com argumentos que foram respondidos pela empresa.

Desta vez, o perfil preferiu não dar detalhes sobre seu alerta e se resumiu a tuitar: “Saque da Kucoin agora mesmo! Isso não é um teste. Sem tempo para [explicar em uma] thread. Curta e retuite para divulgar a mensagem. Otter dificilmente se engana em tais questões.”

Passfolio

O tweet foi curtido e compartilhado milhares de vezes. Pouco tempo depois, uma transação de 80 milhões de dólares em USDT foi percebida saindo da corretora. O perfil Otteroooo sugeriu que “todas as pessoas bem conectadas estavam ouvindo as mesmas coisas”, mas uma das contas oficiais da KuCoin alegou que se tratava de uma transação interna da própria corretora.

Ainda há com o que se preocupar?

Até o momento da escrita desta matéria, não foram divulgados detalhes sobre a suspeita de insolvência da KuCoin, que até agora negou todas as alegações. No entanto, diversas empresas do setor de criptomoedas têm enxergado grandes prejuízos e riscos de quebra após estarem envolvidas nos mesmos investimentos que geraram perdas recentemente.

Alguns usuários têm acusado Otter e outros perfis de criarem FUD (medo, incerteza e dúvida) para incentivar uma corrida bancária em empresas do setor, mas, como ele explicou, corretoras e outras plataformas, diferente de bancos, devem ser capazes de honrar com todos os saques a todos os momentos.

Por fim, ele também esclareceu por que não havia dado as argumentado publicamente sobre as suas suspeitas da Kucoin. O CEO Lyu chamou o perfil por mensagem direta e deu a oportunidade de tirar suas dúvidas.

“Se você está se perguntando porque a thread da kucoin está demorando tanto, otter tem uma discussão contínua com @lyu_johnny da Kucoin para confirmar as descobertas, porque ele me alcançou.”

Mas, de acordo com um tweet da manhã deste domingo, ainda não houveram respostas. “Awww snap!! As perguntas devem ter sido difíceis. Ele ainda não respondeu. Vou deixá-lo um pouco mais relaxado e esperar um pouco mais como é o fim de semana. E na China provavelmente é sexta-feira à noite ou algo certo?”

Leia mais:

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br