Calma, este não é um artigo boomer dizendo que o Bitcoin morreu. Pelo contrário. O desenvolvedor da Samourai Wallet deu uma palestra na Guns and Bitcoin 2022 em Miami explicando porque o Bitcoin não é dinheiro, levantando uma tese muito interessante sobre o que o bitcoin realmente é e porque isso é ótimo para a rede.

O que é Samourai Wallet?

Samourai Wallet é uma carteira de Bitcoin com foco em privacidade, fundada em 2015.

Em seu site, a equipe se descreve como “uma carteira de bitcoin para as ruas”, que permite ao usuário impedir a vigilância e a censura na blockchain. Sendo um dos principais softwares focados neste problema.

reprodução da página inicial do site da Samourai Wallet

Como um projeto cypherpunk e focado em privacidade, os desenvolvedores são anônimos e muito de sua interação ocorre por meio do Twitter, através da conta @SamouraiWallet.

No dia 30 de junho de 2022, um dos devs responsáveis pela conta compartilhou uma thread muito interessante que trazia partes de uma palestra realizada por ele no evento Guns and Bitcoin 2022 de Miami. Evento com cunho libertário focado em armas e bitcoin.

Trouxemos a thread traduzida na íntegra para deixar registrado em português, já que ela levanta algumas questões muito importantes.

Bitcoin não é dinheiro

A Samourai Wallet começa chamando a atenção para o whitepaper que diz: “Bitcoin: um sistema de dinheiro eletrônico peer-to-peer”. O que parece contra-intuitivo, se nosso título é “Bitcoin não é dinheiro”… Chegaremos lá.

O samurai então pede para que vocês tomem nota de duas palavras-chave:

  • Peer-to-peer (ponto a ponto, sem intermediários)
  • Dinheiro eletrônico (eletronic cash)

Mas antes de continuar falando sobre o bitcoin e sobre dinheiro eletrônico, é preciso entender o dinheiro físico.

Propriedades do dinheiro físico

“Aristóteles explorou o que faz um bom dinheiro em sua Ética a Nicômaco. Sem dúvida, muitos de vocês já viram isso antes, geralmente quando alguém está tentando convencê-los a comprar ouro. Mas acontece que mesmo os dólares fiduciários físicos também entregam estas características.”

As características/propriedades do dinheiro físico são:

  • Fungível
  • Portável
  • Uniforme
  • Aceitável
  • Divisível

A guerra contra o dinheiro em espécie e por que precisamos dele

A palestra então continua nos explicando que existe uma tentativa de suprimir o uso do dinheiro em espécie (cash) por parte do Estado e dos grandes bancos, normalmente associando seu uso com atividades criminosas, obscuras ou ultrapassadas – em uma espécie de gaslighting poderoso.

Toda a propaganda e narrativa sustentada por “órgãos oficiais” e a grande mídia são cúmplices dessa tentativa de destruir o dinheiro em espécie. Legislações também atuam com este objetivo, sendo que muitos países proíbem sob pena de prisão ou multa, transações financeiras superiores à, por exemplo, €500 em ‘cash’, como na Grécia.

Os motivos levantados pela Samourai Wallet de porque precisamos de dinheiro em espécie são:

  • É a única forma de dinheiro estatal que nós podemos realmente ‘segurar’ (hold);
  • Dinheiro em contas bancárias são apenas IOU’s (“I Own You” – vouchers, ou promessas de resgate) que precisam ser cumpridas pelos bancos para retomarmos acesso ao nosso dinheiro;
  • Estes IOUs foram replicados para instituições privadas como Paypal e Cartões de crédito – controlados pelos bancos;
  • Os bancos e intermediários querem nos manter presos em seu ecossistema privado de pagamentos, pois eles querem ser a contraparte necessária em cada uma de nossas transações financeiras;
  • Dinheiro físico em espécie compete com seu negócio, então eles querem eliminá-lo;

Os benefícios em conseguir eliminar o dinheiro em espécie são muitos, para os bancos e governos, de acordo com o samurai anônimo:

  • Cobrar imposto de todas as transações financeiras;
  • Todas as transações podem ser cobradas taxas para os intermediários;
  • Todas as pessoas podem ser identificadas e associadas com suas transações;
  • Corridas bancárias não são mais uma ameaça;
  • Maior controle das políticas monetárias através de taxas de juros, congelamento de fundos, confiscos e até mesmo uso do dinheiro de terceiro por parte dos bancos para se alavancarem

Saiba mais: Centralização na Lightning Network: apenas 5 entidades dominam o novo “sistema bancário”

Bitcoin não é dinheiro, é um sistema de dinheiro

E é aqui que retornamos para o whitepaper do Bitcoin, criado por Satoshi Nakamoto.

O dev da Samourai Wallet então pede para que você corrija a informação do início, onde ele pediu para dar foco à duas palavras-chave: Peer-to-Peer e Eletronic Cash. Esqueça por um segundo “dinheiro eletrônico” e foque em Cash System (“Sistema de Dinheiro”).

E a partir de agora vou traduzir na íntegra os próximos tweets – então são palavras do autor original e não minhas

Bitcoin não é dinheiro.

Bitcoin é um todo um sistema completo. Um sistema para criar as condições de dinheiro físico, eletronicamente.

Fundamentalmente o Bitcoin (o sistema de dinheiro de satoshi) é um software.

Infelizmente, desde os primeiros dias, o Bitcoin foi desenhado como “um dinheiro melhor”, mas isso é falho e é o motivo de por que o Bitcoin está sendo ativamente atacado na guerra ao dinheiro, amarrado aos regulamentos ‘Anti Lavagem de Dinheiro’.

O ‘Cash System’ de Satoshi foi bem sucedido. O sistema criou as condições para um analógico eletrônico do dinheiro físico. Pela primeira vez, dados podem ser dinheiro.

E ainda mais brilhantemente, os dados são análogos à fala/expressão, e a fala sempre deve ser livre.

Voltemos ao conceito falho de igualar Bitcoin a dinheiro.

Enquadrar o Bitcoin dessa maneira é deixar o inimigo escolher o campo de batalha. Se Bitcoin é dinheiro, você eventualmente aceita que ele deve ser regulamentado e controlado como todo dinheiro é (sim, até ouro).

Não há ‘moedas’, nem ‘notas’, nem ‘unidades monetárias’.

Existe apenas uma cadeia de assinaturas digitais.

Texto. Dados. Expressão (fala).

Não há emissão de moeda. Quando um novo bloco é encontrado, uma nova assinatura digital especial é criada. A assinatura é então anunciada publicamente para quem quiser “ouvir”.

Texto. Dados. Expressão (fala).

E sim, somos [Samourai Wallet] culpados dessa metáfora, mas não há carteiras.

Existem apenas chaveiros que armazenam dados de pares de chaves públicas/privadas

Texto. Dados. Expressão (fala).

Para encerrar, vamos olhar para o Sistema de Dinheiro de Satoshi no contexto da Guerra ao Dinheiro.

  • Bitcoin representa uma ameaça séria à guerra contra o dinheiro;
  • Sem controle firme, a visão do banco central de uma sociedade sem dinheiro pode ser severamente prejudicada com o Bitcoin;

Com isso em mente, a captura regulatória é a melhor aposta para neutralizar e controlar a queda de um sistema de caixa que eles não podem encerrar ou banir efetivamente.

O KYC está entre as ferramentas mais eficazes que eles têm não apenas para disputar o sistema de caixa, mas também para capturá-lo completamente.

Mais usuários do sistema de caixa que são identificados se encaixam em sua visão estratégica de uma sociedade sem dinheiro em que todas as transações estão vinculadas a uma entidade.

/FIM/

Leia mais:

Leia a thread original:

Passfolio