Cointimes

ADs

Kwon é procurado em 195 países, como isso afeta o mercado?

Do Kwon

Promotores sul-coreanos disseram que a Interpol emitiu um “alerta vermelho” para Kwon, o chefe do Terraform Labs. A adição de Kwon à lista de procurados da Interpol levanta questões sobre as possíveis consequências para ele e o espaço cripto mais amplo.

Promotores em Seul confirmaram na segunda-feira (26) que o cofundador do Terraform Labs havia sido adicionado à Difusão Vermelha da Interpol, tornando-o efetivamente um fugitivo procurado em 195 países. 

A Procuradoria do Distrito Sul de Seul disse em 19 de setembro que havia iniciado o processo de inclusão de Kwon na lista de procurados da organização policial internacional, aumentando a caça à figura central por trás da fracassada blockchain da Terraform.

Saiba mais: Do Kwon ‘claramente está fugindo,’ autoridades coreanas solicitam alerta vermelho da Interpol

Autoridades de todo o mundo têm investigado Kwon e Terraform Labs desde maio, quando a stablecoin UST perdeu sua paridade ao dólar em um evento de US $40 bilhões, que abalou um mercado de criptomoedas já instável. 

Tanto Kwon quanto a Terraform Labs deixaram a Coréia do Sul e foram para Cingapura antes da implosão da Terra, mas a polícia de Cingapura disse em 17 de setembro que ele havia fugido do país.

O caso contra Kwon

Embora o nome de Kwon ainda não tenha aparecido no site da Interpol, a atualização de hoje é o sinal mais claro de que o ex-aluno de Stanford poderia enfrentar tempo de prisão por causa da extinção da Terra.

Os promotores estão procurando Kwon e outros cinco indivíduos afiliados à Terraform Labs por supostas violações da lei do mercado de capitais, e eles disseram que as acusações dizem respeito às perdas financeiras que milhares de investidores sofreram com os tokens nativos da Terra.

Em junho, a SEC começou a investigar como a Terraform Labs comercializou seu principal produto em meio a debates sobre se Kwon e sua empresa haviam enganado os investidores ao rotular a UST como uma stablecoin.

Até agora, porém, não está claro como os promotores planejam apresentar seu caso contra Kwon, e até que ponto ele desrespeitou a lei.

Qualquer que seja o caso que aguarda Kwon, ele precisará de representação legal. Com a LUNA sofrendo um colapso de 100% em maio, foram levantadas questões sobre a saúde financeira de Kwon. 

Os atuais fundos e outras reservas de Kwon e Terraform Labs não são claros em parte devido à opacidade de sua atividade, mas as blockchains originais da Terra e da Terra 2.0 valem coletivamente cerca de US $2.2 bilhões, de acordo com dados do CoinGecko.

O efeito dominó da Terra

Embora o destino de Kwon ainda seja desconhecido, há uma boa chance de que as autoridades se ponham a fazer dele um exemplo, devido à escala do colapso da Terra. 

O incidente causou um deslize no mercado cripto que atingiu o Three Arrows Capital e uma série de emprestadores cripto antes gigantescos, mas os investidores de varejo foram indiscutivelmente os maiores perdedores no colapso. 

A Terraform Labs conseguiu reunir com sucesso uma audiência de devotos que se autodenominavam “Lunatics,” vendo Kwon como o herói declarado do projeto quando o preço da LUNA subiu. Mas uma vez que a blockchain entrou em colapso e os investidores começaram a perder economias, Kwon tornou-se o inimigo público número um do mercado cripto, preparando o cenário para a caçada em andamento.

Enquanto o mercado cripto ainda sofre graças à queda da Terra e às fracas condições macroeconômicas, os reguladores estão tomando nota de como evitar uma repetição de um colapso como o da UST no futuro. 

Na semana passada, os legisladores dos EUA apresentaram um projeto de lei que introduziria uma proibição de stablecoins algorítmicas do tipo UST, potencialmente ameaçando outras alternativas descentralizadas do dólar como o DAI da MakerDAO. 

Saiba mais: O Tesouro dos EUA está pedindo opinião pública sobre a regulamentação cripto

Ao longo de seus 13 anos de história, o mercado cripto viu a ascensão e queda de inúmeros projetos, mas nenhum chamou tanta atenção de reguladores quanto o fracasso da Terra. Isso é um mau sinal para Kwon e para a Terraform Labs, e pode ser o catalisador que leva a verificações mais rigorosas do espaço para os próximos anos.

A possível prisão de Kwon não passou despercebida no mercado. Tanto LUNA quanto LUNC caíram após atualizações anteriores dos procuradores, mas, curiosamente, ambas estão sendo negociadas no verde hoje. 

A LUNC saltou 26,4% em meio ao interesse na nova queima de 1,2% do projeto, enquanto a LUNA subiu 7,8%, segundo dados do CoinGecko.

Leia também:

Leia outros conteúdos...

© 2023 All Rights Reserved.

😲 Você sabia que pode estar PERDENDO dinheiro enquanto lê notícias? 📰

🔥 Baixe nosso app AGORA e GANHE Bitcoin enquanto se informa! 🔥

⏰ A cada segundo que passa, é Bitcoin que você deixa de ganhar! ⏰

Cover

Ganhe Bitcoin assistindo Youtube, navegando na internet ou fazendo compras!