Um dos maiores mercados de darknet do mundo, o Empire Market, supostamente realizou um exit scam depois que o marketplace foi colocado off-line por vários dias nesta semana. Os clientes do mercado da darknet estão chateados com a saída do Empire Market e os clientes dizem que US$ 30 milhões em bitcoin mantidos pelos administradores do mercado foram roubados.

Três dias atrás, após algumas horas fora do ar, atribuíam a culpa a um ataque distribuído de negação de serviço (DDoS). No entanto, com o tempo a história continuou a se desenrolar; clientes, fornecedores e pesquisadores de mercados de darknet começaram a discutir teorias de exit scam com mais regularidade.

Veja também: Melhor preso que sem liquidez: usuários preferem Bitcoin em Mercado Negro

A Empire Market aplicou um massivo golpe?

Um exit scam ocorre quando os moderadores de um mercado fecham repentinamente a operação sem nenhum aviso, e usuários e fundos de fornecedores são roubados. Por exemplo, às vezes os fornecedores pagam um depósito para listar produtos em mercados específicos e os clientes também mantêm os fundos nas carteiras do site e em sistemas de custódia durante as vendas.

Cointimes Awards

Golpes como esse no passado permitiam que moderadores de mercados da darknet ganhassem milhões em bitcoin fechando repentinamente a operação e ficando offline.

Presume-se a partir de agora que o Empire Market foi oficialmente encerrado como scam, já que as discussões sobre o mercado da darknet derrubado estão em todos os fóruns e redes sociais na quarta-feira. A conta do Twitter Dark.fail explicou nesta manhã de quarta-feira que o mercado da darknet se foi, encerrando uma longa “era de ouro” de confiança.

“Empire, o maior criptomercado da darknet acabou. Sem nenhuma explicação de seus administradores e nenhum anúncio da aplicação da lei, isso parece um exit scam devastador”, twittou Dark.fail. “O darknet estava em uma era de ouro de confiança. Espere um ano difícil de exit scams à medida que a confiança for redescoberta.”

O tópico de Dark.fail continua acrescentando que o enorme marketplace foi lançado em janeiro de 2018 após a queda do infame mercado Alphabay. O Empire Market cresceu rapidamente para 1,3 milhão de usuários em um piscar de olhos.

Cointimes Awards

O tópico do Twitter de Dark.fail estima que os membros da equipe do Empire podem ter se safado com milhões de dólares em bitcoin com o golpe. “Um membro da equipe estima, sob condição de anonimato, que os administradores lucraram 2.638 BTC, US$ 30 milhões”, observa o pesquisador.

2638 bitcoins sumiram

O Empire Market está fora do ar desde 22 de agosto de 2020, o que é um total de quatro dias consecutivos. Relatórios dizem que, embora os operadores DNM tenham roubado cerca de 2.638 BTC, os fundos onchain provenientes do DNM ainda não foram movidos.

No fórum do Reddit r/darknet, uma grande parte dos 128.000 assinantes está falando sobre o incidente. Alguns posts presumem que o dinheiro do Empire Market “já era” e as pessoas têm verificado os endereços de BTC em que depositaram ao usar o marketplace.

Indivíduos também estão discutindo o quanto perderam com a saída repentina do Empire Market. Alguns usuários do Empire afirmam ter perdido apenas alguns dólares, outros perderam centenas e algumas pessoas disseram que os moderadores tiraram alguns milhares de seus bolsos.

Cointimes Awards

Em um fórum chamado Dread, um conhecido membro da equipe do Empire chamado “Se7en” disse que o mercado tinha realmente caído, mas ele não acredita que foi um exit scam. Embora muitos insiders do Empire Market não acreditem na história de Se7en e alguns insistam que “Se7en deletou sua conta no Dread”.

“Se7en acredita que o Empire Market não vai retornar, desviando a culpa para o projeto Tor e atacantes DDoS. Os administradores da Empire estão esgotando seu tempo para salvar sua reputação, ou ficar para história como outro ganancioso exit scam.”

O pesquisador Dark.fail também tem discutido o personagem chamado Se7en. O recente tópico de Twitter do Dark.fail destaca que “oito grandes sites saíram fraudados em 2019 após a apreensão do Wall Street Market, mas o Empire permaneceu confiável.”

A conta do Twitter e vários fãs do Empire no fórum do Reddit r/darknet também disseram que muitas pessoas presumiram que o Empire Market seria diferente. “Lançado‘ em memória de Alexandre Cazes ’- o suposto administrador do AlphaBay que cometeu suicídio – muitos acreditavam que o Empire não estava operando por ganância, mas para continuar o movimento do AlphaBay”, acrescentou Dark.fail.

“O que realmente causou esse desaparecimento repentino com o dinheiro de todos? Talvez nunca saberemos.”, concluiu ele.


Invista em criptomoedas com segurança, alta liquidez e as menores taxas do mercado.

NovaDAX: a exchange mais completa do Brasil com mais de 25 criptomoedas listadas e a melhor nota de atendimento ao cliente.

Conheça novadax.com.br