Os Irmãos Macalinao criaram um ecossistema DeFi artificial e inflaram o Valor Total Bloqueado (TVL) da Solana através de um exército de desenvolvedores anônimos falsos controlados como marionetes pelos irmãos.

Mestre das marionetes e das contas anônimas

O ecossistema DeFi e o mercado de criptomoedas é dominado por contas anônimas de desenvolvedores e investidores que preferem esconder sua identidade real por decisões relacionadas à privacidade e segurança. O que faz muito sentido.

Observando esse comportamento padrão, os Irmãos Macalinao identificaram uma oportunidade para “pumpar” o valor percebido da Solana (SOL) de forma artificial, conforme o próprio Ian Macalinao escreveu em um texto que foi deixado como rascunho na Coindesk e encontrado por editores do portal.

Ian Macalinao – Fonte: Coindesk

De acordo com o relato apresentado, os irmãos criaram diversas contas anônimas de auto-proclamados desenvolvedores do ecossistema da Solana, ao mesmo tempo em que eles mesmos desenvolveram vários projetos, aplicativos descentralizados (dApps) e contratos inteligentes para a rede, atribuindo a autoria de cada um deles, para cada uma das marionetes sob seu controle.

Passfolio

O golpe foi realizado durante todo o bull market de 2021, com as contas interagindo entre si, elogiando e até mesmo criticando o trabalho umas das outras, tudo para dar mais veracidade à falcatrua.

Macalinao disse que começou a escrever sobre isso, pois temia que fossem descobertos conforme SOL vem passando por um momento difícil.

O mestre das marionetes escreveu que iniciou este plano por raiva ao observar que o Ethereum (ETH) possuía um Valor Total Bloqueado (TVL) muito superior às outras blockchains – como ao TVL da Solana, por exemplo – e afirmar de que esse valor era construído de forma semelhante ao que ele colocou em prática na rede concorrente de primeira camada, ainda em fase de crescimento e descoberta pelo mercado.

O falso valor da Solana

O Valor Total Bloqueado (TVL) é uma das medidas mais importantes para se avaliar o valor de um ecossistema DeFi. O TVL da Solana saiu de US $189 milhões, em março de 2021, para mais de US $12 bilhões, em novembro de 2021 – um aumento de 6.250% em apenas 8 meses.

TVL da Solana, com o pico de US $12 bilhões em novembro de 2021
TVL da Solana – Fonte: Defillama

No mesmo período, SOL valorizou mais de 1.884%, saindo de US $13,00 para quase US $260,00.

gráfico de preço da SOL em dólar, com a ATH de novembro
Gráfico SOL/USD, velas semanais

O que indica que a percepção de valor da Solana estava atrelada também ao crescimento de seu ecossistema DeFi que, segundo reportado pela Coindesk, era mais de 70% forjado através dos protocolos de Macalinao.

A construção artificial de um ecossistema rico, em que apenas 30% era de valor verdadeiro, foi possível ao simular staking e investimentos nas plataformas criadas pelas marionetes dos irmãos, fazendo com que as métricas de TVL da Solana inflassem sobre um capital inexistente.

Equipe da Solana mentiu sobre supply

Vale lembrar que existem muitas outras evidências de fraude e mentiras envolvendo o ecossistema da Solana, sendo um dos mais graves e pouco falado deles, o fato de que a própria equipe de desenvolvimento oficial da blockchain mentiu sobre a oferta total de SOL em seu início.

O fato foi admitido pela própria equipe em uma postagem oficial da Solana Labs, que escondeu cerca de 11 milhões de SOL do mercado, em um supply na época de 8 milhões (total de cerca de 19 milhões).

O que deveria impactar diretamente no valor da Solana, mas foi completamente ignorado pelo mercado que levou o preço do ativo de 2 dólares para mais de 200, mesmo após revelação de algo tão grave.

Criação de valor artificial parece ser uma prática comum neste ecossistema e, inexplicavelmente, a capitalização de SOL continua pouco afetada.

Recentemente investidores da Solana foram vítimas de um ataque hack massivo que atingiu mais de 8.000 carteiras, drenando seus fundos, devido à uma falha de um dos principais softwares de carteira da rede, a Slope, que gerava e armazenava as seeds de seus usuários em “server-side”, de forma centralizada, ao invés da prática mais segura e descentralizada em “client-side”.

Leia mais:

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.