Grupos de extrema-direita, radicais e predispostos à violência. É assim que começa a descrição de um artigo de extrema-esquerda sobre defensores da liberdade de expressão e do direito de defesa presentes na Conferência Bitcoin e Armas (Guns N’ Bitcoin).
O tradicional veículo de esquerda HuffPost “monitorou” por 5 meses o fórum norte-americano “Bitcoin N’ Guns”. O que eles acharam?
Uma reunião entre entusiastas da criptomoeda Monero, Bitcoin e criadores de design para armas de impressora 3D, as chamadas “Ghost Guns” ou armas fantasmas. Por que fantasmas? Pois na opinião de determinados especialistas, as armas não registradas e controladas pelo governo são “fantasmas”, como se elas não devessem existir.
O jogo de nomenclaturas é claro. O próprio artigo conta com respostas cortadas e manipulações do HuffPost que foram expostos pelo Guns N’ Bitcoin em artigo de reposta.

A peça de propaganda do HuffPost afirma que “grande parte da atividade on-line do Guns N’ Bitcoin pode parecer inofensiva, mas também inclui referências vagas ou obscuras, bem como imagens associadas à supremacia branca e à extrema-direita”, sem mesmo apontar quais seriam esses elementos.
A única “prova” apontada pela matéria vem da conferência passada , realizada no calor de Miami, na qual membros usaram camisetas estilo havaiana, que também são usadas pelo suposto grupo extremista Boogaloo. O meme “sabe quem também bebia água” nunca foi tão real.
Guns N’ Bitcoin, a reunião dos verdadeiros bitcoiners?
A verdade é que Guns n’ Bitcoin tem patrocinadores e uma cobertura de mídia de respeito e tradicional para no mercado de criptomoedas.
A reputada carteira Samourai Wallet, criada para dar mais privacidade para os usuários do Bitcoin, é um dos patrocinadores da conferência. Assim como a Bitcoin Magazine, fundada em 2013 pelo criador do Ethereum, o gênio multi-milionário Vitalik Buterin.
Outro expoente que está apoiando a conferência é Peter McCormack, maximalista do Bitcoin que já entrevistou as principais figuras do mercado.
Nenhum dos tópicos citados na reunião é de cunho supremacista ou de extrema direita. Dentre os tópicos estão:
- Mineração de Bitcoin em casa; Guns N’ Bitcoin
- Introdução ao Monero;
- Telefones open source de privacidade;
- A plataforma 12k Liberator para impressão 3D;
- Construindo comunidades soberanas.
A reunião acontecerá em Miami nos dias 9 e 10 de abril de 2022. Os ingressos e mais detalhes estão disponíveis em https://gunsnbitcoin.com/.
Leia também:
Com aumento da violência, bitcoiner lança site com armas de impressora 3D