Bitriver, um dos maiores operadores de mineração cripto, pode tomar medidas legais contra os EUA por decisão de colocar a Rússia sob sanções. A empresa alega não ajudar o governo russo a contornar as restrições internacionais. 

A Bitriver, empresa registrada na Suíça e maior mineradora da Rússia, está considerando entrar com uma ação judicial contra o Departamento do Tesouro dos EUA, que recentemente designou nova rodada de sanções contra empresas e indivíduos russos. O potencial de cunhagem de moedas da Rússia foi especificamente visado com as novas sanções impostas sobre a guerra na Ucrânia.

Em comentários, a Bitriver afirmou que as ações do Departamento estão prejudicando sua reputação e negócios internacionais, uma vez que as acusações são infundadas. A empresa também está convencida de que não há fundamentos legais para as restrições, por isso pretende exigir que as autoridades americanas a retirem da lista negra. 

A Bitriver não é uma agência governamental, é uma empresa 100% privada que de forma alguma ajuda a Federação Russa a contornar sanções.

O grupo russo também acusa o Tesouro de práticas de concorrência desleal e lobby para a indústria de mineração dos EUA, violando as regras da Organização Mundial do Comércio. 

O CEO da Bitriver, Igor Runets, descreve a ação do departamento como “uma tentativa de mudar o equilíbrio global de poder em favor das empresas americanas, removendo do mercado o maior operador russo.”

A empresa ainda afirma que, apesar das restrições, todas as suas instalações e escritórios de produção na Federação Russa estão operando normalmente. A empresa também continua a prestar serviços a seus clientes internacionais.

A BitRiver continua a implementar projetos de investimento para a construção de novos centros de dados em regiões da Rússia. Este ano, a empresa tem como objetivo implantar três novos centros de dados.

Os aliados ocidentais introduziram diversas sanções contra a Rússia, limitando o acesso do país às finanças globais e reservas estrangeiras. Autoridades em Moscou destacaram as vantagens competitivas da Rússia para a mineração em termos de recursos energéticos baratos e clima frio. 

Adaptação do texto original publicado pelo Bitcoin News.

Leia também:

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.