Coingoback

Nos últimos dias os usuários de Bitcoin Cash ficaram em alerta sobre uma nova entidade que estava minerando boa parte dos blocos de seu blockchain e aparentemente ela tem origem em uma criptomoeda brasileira. 

Hathor: Projeto brasileiro controlando o Bitcoin Cash?

Cerca de 33% do hashrate do Bitcoin Cash agora é controlado pela pool HathorMM, uma entidade que minera também a criptomoeda brasileira Hathor. A moeda brasileira permite o chamado merged mining, ou seja, é possível minerar duas criptomoedas ao mesmo tempo. 

Veja abaixo o gráfico com as “pools” mineração dos blocos de Bitcoin Cash:

Pool de mineração do Bitcoin Cash
Em roxo está a HathorMM com 33% da rede – Fonte: Bitcoin News

“Como o hashrate da rede Bitcoin é extremamente alto, é improvável que um bloco Bitcoin seja encontrado durante a mineração mesclada solo. No entanto, a vantagem da mineração combinada sobre a mineração direta (apenas mineração HTR) é que é possível usar equipamentos de mineração não modificados, da mesma forma que na mineração Bitcoin.”

afirma o site da criptomoeda criada por brasileiros.

O projeto se declara como um “blockchain” escalável e fácil de usar para ativos digitais”, a rede afirma não ter taxas para mandar e receber tokens, assim como possuir implementação de smart-contracts seguros. 

Mineração de blocos vazios

A discussão sobre a Hathor chegou na comunidade da 5° maior criptomoeda do mercado após a identificação de altas taxas de blocos vazios. Os blocos vazios são blocos no blockchain que contém apenas uma transação, a de pagamento da recompensa para o próprio minerador. 

Um estudo feito em 2018, mostrou que de 546.237 blocos minerados na rede do BTC, 101.215 mil eram de blocos vazios. Isso acontece pois existe um incentivo para mineradores não incluírem as transações nos blocos, adicioná-las é uma etapa a mais e do ponto de vista do minerador uma possível perda de tempo. 

Mas segundo John Nieri, desenvolvedor do cliente BCHN do Bitcoin Cash, o pessoal de desenvolvimento da Hathor Coin “não tem nada a ver com essas pools de mineração”. E para tentar remediar o problema, os desenvolvedores do Bitcoin Cash estão tentando entrar em  contato com a pool da Hathor. 

Confira também: Desafio – O quanto você sabe sobre Bitcoin?

Conheça outro projeto brasileiro de moeda digital:

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br