O número de mineradores que preferem não se identificar aumentou tanto na rede Bitcoin quanto na rede Bitcoin Cash.
Em 30 de dezembro, os dados mostram que quase 70% do hashrate da rede Bitcoin Cash está vindo de mineradores misteriosos. Esse número causou novas discussões na comunidade.
Leia também:
++ Burger King começa a aceitar Bitcoin Cash na Eslovênia
++ Vídeo que mostra vulnerabilidade do Bitcoin é censurado do Reddit, assista
++ Comerciantes deixam de aceitar Bitcoin após vídeo de gasto duplo se tornar viral
Pools de mineração conhecidos não são maioria no Bitcoin Cash
Na segunda-feira, uma postagem no fórum do Reddit r/btc explicou que “o hash não confiável é de quase 70%”.
Quando um pool de mineração conhecido encontra um bloco, na base de moedas geralmente há uma mensagem que identifica quem encontrou o bloco.
No entanto, em 2019, a rede teve um aumento significativo dos mineradores misteriosos. Em janeiro, dois relatórios de pesquisa notaram a tendência crescente de mineradores desconhecidos, como Coin Metrics e Diar, e ambos publicaram sobre o assunto.
Naquela época, o relatório da Diar dizia que mineradores desconhecidos poderiam ser “preocupantes”, mas só porque o mineiro não divulga sua identidade, isso não significa que o hash não é de um pool conhecido.
A Coin Metrics escreveu que a empresa também notou um ressurgimento de mineradores misteriosos durante o início de 2019.

Algumas semanas antes da atualização do Bitcoin Cash que ocorreu em 15 de novembro, os proponentes do BCH descobriram que 44% do hashrate do BCH foi processado por mineradores desconhecidos.
Na época, os especuladores assumiram que o hash furtivo pertencia a aproximadamente 3-4 grupos diferentes.
O motivo da teoria é que existem mensagens únicas na base de moedas do bloco para cada entidade mineradora desconhecida.
Hoje, existem algumas mensagens de base de moedas que lêem: “d B ^ // bf Oe? D 5F” e outro pool usa esta mensagem: “^ // KFy {Ʊ! +.” Além de dicas como as diferentes mensagens de base de moedas, não sabe-se realmente quem está por trás do hashrate desconhecido do BCH.
Durante a discussão no r/btc, algumas pessoas tiveram problemas em chamar os mineiros desconhecidos de “não confiáveis”. “‘Hash não confiável’ … não é assim que deve ser?”, perguntou uma pessoa que deixou um citação do white paper de Satoshi que dizia:
“Propomos um sistema para transações eletrônicas sem necessidade de confiança.”

Os mineradores furtivos não são confiáveis?
O usuário do Reddit apelidado de ‘Lovelyday’, apoiador do BCH que escreveu o post original, respondeu à crítica por usar o termo “não confiável”.
“Claro, a situação ‘ideal’ seria se todos os mineradores fossem desconhecidos e os bitcoins fossem tão valiosos que haveria incentivo absoluto para a maioria do hash para proteger o Bitcoin que observa o modelo econômico estabelecido no white paper”, disse ele.
“Comparando com onde estamos hoje… estamos um pouco distantes, com precedentes históricos para o poder de hash tentando realmente destruir o Bitcoin Cash – foi por isso que usei o termo ‘não confiável’ como um termo geral para o hashrate não identificado que é maior que 50% – Não podemos confiar neles, nem deveríamos”, acrescentou o Redditor.
Lovelyday afirmou ainda:
“Devemos confiar no hashrate identificado? Provavelmente não muito mais, mas pelo menos podemos comparar suas ações com as intenções declaradas e responsabilizá-las trocando para pools que agem da maneira que preferimos.”