Uma das mais tradicionais carteiras de Bitcoin do mercado, a Electrum, anunciou uma nova função para a interface básica do usuário, a opção de cancelar pagamentos já enviados para a rede. Mas isso não tornaria o Bitcoin menos seguro?

O Bitcoin continua o mesmo de sempre, e a nova versão da Electrum não deve aumentar os riscos de aceitar bitcoin como pagamento. O que a atualização de fato faz é evidenciar alguns cuidados que os vendedores já deveriam estar tomando.

“Nova atualização: Electrum 4.0.4. Nova função: usuários podem cancelar (ou seja, realizar um gasto duplo) transações não confirmadas usando RBF.”, tweetou a Electrum.

O tweet conta inclusive com uma curtida do desenvolvedor Peter Todd, o criador da função Replace By Fee (RBF) no Bitcoin. Ela essencialmente permite que uma transação não confirmada seja substituída por uma que utilize as mesmas moedas mas com taxa maior.

Com RBF, portanto, é possível sempre mandar suas transações com a menor taxa possível, e se necessário, ajustar a taxa retransmitindo a transação com uma taxa maior. Para entender como funciona isso, você pode assistir este vídeo em inglês que mostra um passo-a-passo.


Quer ganhar Bitcoins?
A gente te ajuda nisso.
Abra uma conta grátis!


 

Risco de golpes

A Electrum provavelmente evidenciou a possibilidade de gasto duplo entre parêntesis justamente para alertar os usuários dos riscos de golpe que podem ser tentados com a nova função. Nas notas de atualização, a carteira deixa claro:

“‘Cancelar tx’: A interface gráfica do usuário do Qt/kivy permite o cancelamento de uma transação RBF não confirmado gastando duas vezes suas entradas para si mesmo.”

Alterar o destino das moedas ao retransmitir uma transação RBF já era possível com uma espécie de “gabiarra”, como mostramos anteriormente no Cointimes. Agora, com a possibilidade facilitada pela carteira, os comerciantes precisam estar mais alertas ainda.

Ao disponibilizar um produto ou serviço por bitcoin, o vendedor deve estar ciente que somente as transações confirmadas são irreversíveis, ou seja, as famosas 0-confs (zero confirmações) trazem o risco de golpe de “gasto duplo”.

O vídeo abaixo mostra como já era possível realizar esse golpe com a Electrum antes mesmo dessa atualização, e enganar um comerciante na prática:

Leia também: Carteira Electrum agora dá suporte a Lightning Network


BitPreço, o maior marketplace da América Latina. Compare os preços das principais exchanges do Brasil e mundo, e compre Bitcoin, Ethereum e USDT pelo melhor preço sempre.

Crie sua conta grátis agora!