Depois de nove meses do anúncio oficial, a Electrum finalmente começa a dar suporte à rede Lightning para transações mais rápidas com um baixo custo em taxas.

A carteira passou por duas fases de teste beta antes do lançamento oficial da Electrum 4.0. Os desenvolvedores disseram que haviam escrito sua própria implementação do nó Lightning Network e mesclaram com o código principal da Electrum.

“Electrum 4.0 está finalmente no ar. Tem suporte para PSBT, Lightning, Watchtowers e Submarine swaps. Por favor leia os release notes antes de habilitar a Lightning. Obrigado a todos que contribuíram!”

Usando a Lightning Network na Electrum

A Lightning é uma solução de segunda camada para o Bitcoin, que funciona como uma rede de canais de pagamentos integrados, que através deles, se transaciona de forma mais rápida e mais barata.

As transações lightning não precisam esperar por confirmações de blocos, nem pagar as taxas de mineradores, pois não são transmitidas para a rede, apenas se atualizam os estados dos canais.

Cointimes Awards

Outras carteiras também já estão testando essa nova tecnologia experimental, como a Wallet of Satoshi, bluewallet, Eclair, Zap, entre outras.

Na Electrum, a documentação dos desenvolvedores sugere que os usuários utilizem um servidor que confiem ou configurem uma watchtower própria, já que “servidores podem mentir sobre estados de um canal”.

Por fim, também foi implementado os Submarine swaps, um serviço da Electrum que, através de um servidor central que utiliza a tecnologia da Boltz, permite trocar bitcoins on-chain por “lightning bitcoins” por uma taxa.

Adoção continua crescendo

Vale lembrar que cada vez mais serviços estão passando a testar essa tecnologia, o que alimenta o ecossistema a se tornar mais descentralizado, visto que há um risco da rede se concentrar em poucos canais de pagamento.

Cointimes Awards

Há cerca de 7 meses, a exchange Bitfinex passou a aceitar depósitos e saques instantâneos usando a rede Lightning, e com isso conseguiu R$ 216 mil em poucos dias.

No Brasil, a corretora Foxbit vem testando a tecnologia há um bom tempo. Outros CEOs e exchanges já incentivam o uso da segunda camada com pequenos valores.

Node da LN na Foxbit
Node da LN na Foxbit.

Quer aprender a usar a Lightning Network? Confira os tutoriais abaixo e teste de graça:

++ Como usar a Lightning Network (tutorial com vídeo)

Cointimes Awards

++ Ganhando criptomoedas de graça com faucets


Invista em criptomoedas com segurança, alta liquidez e as menores taxas do mercado.

NovaDAX: a exchange mais completa do Brasil com mais de 25 criptomoedas listadas e a melhor nota de atendimento ao cliente.

Conheça novadax.com.br