Coingoback

Hoje (01), entra em vigor na Alemanha uma nova lei, a “Fund Location Act”, que permite que “Spezialfonds” (“fundos especiais”) invistam até 20% de seus portfólios em criptomoedas.

E por que isso é importante? Os Spezialfonds são os veículos institucionais de investimentos dominantes na Alemanha, com mais de 4 mil fundos que poderão passar a investir em cripto. Com este marco, cerca de 350 bilhões de euros (mais de 2 trilhões de reais) podem, em tese, ser investidos em projetos de criptomoedas como o Bitcoin. Esse número foi calculado com base no total de ativos sob gestão de tais fundos alemães.

Os Spezialfonds são veículos de investimento atraentes para investidores institucionais por oferecerem maior flexibilidade e uma estrutura regulatória mais robusta (que dão melhores garantias aos investidores), além de menos dificuldades em relação a diversificação, liquidez, e restrições quanto a empréstimos e alavancagem.

Essa lei foi introduzida em abril deste ano, e aprovada pelo parlamento logo em seguida. Uma alocação considerável assim no mercado cripto pode ter profundas implicações em toda a Europa, dado que a Alemanha possui a maior economia da Zona do Euro. Avanços como esse podem inspirar outros países a seguirem caminhos semelhantes, em prol da legitimação do mercado de criptomoedas como um todo.

Com medidas como essa, a Alemanha reafirma sua posição como importante centro global de investimentos e, claro, dá mais um passo rumo à plena utilização de criptomoedas. Vale lembrar que, desde 2018, o governo já considera o Bitcoin um meio de pagamento legal. Em 2019, o país também demonstrou importantes avanços na questão da regulamentação das criptomoedas, em específico a do Bitcoin, quando autorizou seus bancos a custodiarem e venderem BTC. 

Alemães estão de olho no bitcoin

O movimento jurídico positivo da maior economia da União Europeia já está gerando negócios. A Deutsche Börse, a B3 da Alemanha, adquiriu no dia 30/06 a corretora baseada na Suíça Crypto Finance AG.

Com mais de 765 companhias e uma capitalização superior a 1,4 trilhão de euros, a Deutsche Börse se estabeleceu como a maior bolsa do país. 

“A Crypto Finance complementa perfeitamente nossas ofertas mais recentes, como 360X, a plataforma inovadora baseada em DLT para a criação de mercados em série, bem como os ETNs de criptomoedas”, disse Thomas Book, Diretor de Trading & Clearing na Deutsche Börse.

Leia também:


BitPreço, o maior marketplace da América Latina. Compare os preços das principais exchanges do Brasil e mundo, e compre Bitcoin, Ethereum e USDT pelo melhor preço sempre.

Crie sua conta grátis agora!