A exchange brasileira Mercado Bitcoin encerra seu patrocínio com o Corinthians para criar um novo time de futebol que será administrado por uma DAO e deve participar de seu primeiro jogo em 2024, segundo a empresa.

DAO para time de futebol, por Mercado Bitcoin

O Mercado Bitcoin é atualmente a maior exchange de criptomoedas brasileira em solo nacional; parceira do Banco Central para a criação da CBDC: Real Digital; e patrocinadora oficial do Sport Club Corinthians Paulista (SCCP), um dos maiores clubes de futebol do Brasil.

Sua presença no país já é bastante marcante a nível de marca, mas agora a empresa quer dar o próximo passo e realizar um verdadeiro “teste de campo” para o universo das Organizações Autônomas Descentralizadas (DAOs – Decentralized Autonomous Organizations) criando um time de futebol em DAO do zero.

A proposta envolve primeiro o lançamento de um novo token de governança, que dará aos detentores poder de voto nas decisões da organização descentralizada que será responsável pela gestão do novo clube.

O lançamento está programado para ser feito durante a Copa do Mundo do Catar (21 de novembro a 18 de dezembro de 2022), na mesmo época em que o contrato de patrocínio entre Mercado Bitcoin e Corinthians chega ao fim.

De acordo com Sérgio Veiga, diretor de patrocínio, mais do que apenas aumentar a exposição da marca, a equipe quer demonstrar na prática o funcionamento de uma DAO em grande escala. A ação poderia ser realizada em qualquer indústria, mas foi escolhido o futebol como ambiente de testes.

“O mais importante é ver a decisão descentralizada dando certo na prática. Essa ideia de organização descentralizada poderia estar em qualquer empresa”.

foto do idealizador da DAO para time de futebol do Mercado Bitcoin

O time de futebol em DAO será inteiro construído pelos detentores do token, desde a escolha do nome, até comissão técnica e peneira para contratação de jogadores, ações que já devem começar em janeiro de 2023, de acordo com Veiga.

A ideia é que a DAO consiga ver seu time de futebol em campo já em 2024, tanto com um elenco masculino, como com elenco feminino que deverão receber a mesma faixa salarial.

Token da organização autônoma descentralizada

Ainda não sabemos o nome do token, mas já sabemos que serão cunhados um total de 100 milhões de unidades, lançadas a um preço inicial de R$10 cada – capitalização de mercado de um bilhão de reais.

Destes 100 milhões, 3,5% (ou 3,5 milhões) serão distribuídos aos clientes do Mercado Bitcoin. O número pode aumentar caso aumente também a base de clientes, já que todos os usuários cadastrados e verificados receberão pelo menos um token para participar da DAO para o time de futebol, ganhando já, pelo menos, um voto nas decisões de governança.

Ainda não existem detalhes sobre o restante da distribuição (tokenomics).

O time também estará presente no Metaverso e mais novidades serão divulgadas com o tempo.

Leia mais:

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.