• Banco Central pede ajuda a corretora brasileira Mercado Bitcoin para desenvolver CBDC;
  • A escolha do protocolo de empréstimo Aave sugere interesse do BC por DeFi.

O Lift Challenge é um programa do LIFT (Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas) com o objetivo de avaliar casos de uso de uma moeda digital emitida pelo BC, o Real Digital, bem como sua viabilidade tecnológica.

Realizado pela Fenasbac, em parceria com o Banco Central do Brasil (BC), o programa reúne participantes do mercado para desenvolver um produto minimamente viável (MVP) que se pareça com uma criptomoeda.

Veja também: Banco Central esquece da característica open source para o Real Digital; entenda.  

As soluções que deverão ser apresentadas pelos participantes tem o objetivo de beneficiar o Sistema Financeiro Nacional e estudar os benefícios do Real Digital à sociedade brasileira.

Em ambiente online, a Coordenação do Comitê Executivo de Gestão terá discricionariedade para a selecionar os projetos que seguem algumas categorias de casos de uso:

  • Entrega contra Pagamento (DvP sigla em inglês de delivery versus payment), voltado à liquidação de transações com ativos digitais, tanto nativos do ambiente digital quanto tokenizados;
  • Pagamento contra Pagamento (PvP sigla em inglês de payment versus payment), voltado ao câmbio entre moedas;
  • Internet das coisas (IoT da sigla em inglês de Internet of things), voltado à liquidação algorítmica ou diretamente entre máquinas; e
  • Finanças descentralizadas (DeFi da sigla em inglês de decentralized finance), voltado à definição de protocolos com liquidez baseada em uma CBDC e tendo em vista requisitos de compliance e supervisão estabelecidos em norma. 

Entenda as diretrizes do Real Digital

Os proponentes que quiserem aplicar, precisam atentar-se ao Regulamento do projeto.  

Entre as 47 propostas apresentadas, o Lift Challenge Real Digital selecionou 9 projetos para acompanhamento: Aave, Banco Santander, Frebaban, Gieseck + Devrient, Itaú Unibanco, Mercado Bitcoin, Tecban, VERT, Visa do Brasil

No período de 6 meses o projeto é desenvolvido com o acompanhamento quinzenal de seus progressos pelo BC. A autarquia financeira divulgará amanhã quais serão os projetos selecionados para iniciar a execução dos projetos no final do mês (28).

Até final de julho (29) nós teremos conhecimento dos resultados desse experimento de engenharia financeira centralizada. 

Leia Mais:

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.