Em conjunto com a queda no mercado mais amplo de criptomoedas, o crescimento dos caixas eletrônicos (ATM) de Bitcoin (BTC) instalados em todo o mundo também foi afetado e se estagnou pela primeira vez na história.
Atualmente existem 38.538 ATMs cripto distribuídos entre 77 países, conforme as estatísticas do Coin ATM Radar em 23 de setembro de 2022.
Embora isto represente uma subida marginal desde o início de setembro, que registrava 38.458 ATMs, ainda é uma queda em relação ao número total de instalações em 1 de agosto, que era de 38.757.
Esses dados mostram que as instalações não fizeram nenhum avanço significativo em quase dois meses.
Fato que não deve ser uma surpresa, uma vez que a expansão dos caixas eletrônicos cripto em todo o mundo caiu 32% no segundo trimestre deste ano.
No início de 2022, haviam 34.370 caixas eletrônicos de criptomoedas. Após o primeiro trimestre, esse número foi para 36.732 unidades. Após o segundo trimestre, a quantidade de ATMs cripto instalados globalmente era de 37.642.
Diminuição do mercado cripto
O crescente valor do mercado em 2021 provocou um aumento no número de caixas eletrônicos de criptomoedas sendo instalados, mas este padrão estagnou desde então.
Um dos motivos pode ser, por exemplo, que o preço do Bitcoin caiu de seu máximo histórico de cerca de US $68.000 em novembro de 2021. Atualmente, o ativo está tendo dificuldade em se sustentar acima dos US $20.000.
O Bitcoin viu um de seus piores desempenhos em mais de uma década durante o segundo trimestre de 2022, caindo mais de 56% durante esses três meses.
Saiba mais: Bitcoin, giro pelo mundo e os sinais de recessão
Como consequência direta do colapso do mercado, várias empresas da indústria tiveram que rever suas estratégias comerciais. Em antecipação a uma possível recuperação futura do mercado, algumas organizações foram obrigadas a interromper suas atividades e reorganizar seus planos.
Em geral, os caixas eletrônicos de criptomoedas estão ajudando a acelerar a aceitação generalizada de vários ativos. Entretanto, é essencial observar que as transações em ATM não afetam a liquidez disponível no mercado, seu único objetivo é auxiliar os investidores na aquisição de criptomoedas em troca de dinheiro fiduciário.
Para onde vão os ATMs cripto de agora em diante?
Com as crescentes preocupações regulamentares, o futuro das instalações é de grande interesse. Alguns governos estão se preparando para legislar uma estrutura regulatória para combater atividades ilegais como a lavagem de dinheiro envolvendo criptomoedas.
Saiba mais: PF e Receita fazem operação contra negociações suspeitas de criptoativos
As autoridades policiais já começaram a desencorajar o uso de caixas eletrônicos para os ativos da indústria. Em novembro do ano passado, nos EUA, o Federal Bureau of Investigation (FBI) emitiu um aviso sobre o uso de caixas eletrônicos cripto e QR codes por hackers para enganar as pessoas.
Em outro ponto geográfico, a Financial Conduct Authority (FCA) do Reino Unido exigiu em março que todos os provedores de caixas eletrônicos cripto no país cessassem imediatamente o atendimento aos clientes ou sofressem repercussões legais.
Leia também: