Você usa muito cartão de crédito ou débito no seu dia a dia? E se eu te falar que eles estão com os dias contados? Isso é que uma pesquisa feita pelo Instituto Britânico RBRRetail Banking Research – que são especialista em ações bancárias e financeiras, conseguiu de resposta.

Porque o cartão vai acabar?

Um dos pontos levantados pelos pesquisadores da RBR do porquê o cartão vai acabar, é o momento tecnológico.

Hoje temos diversas formas de fazer pagamento, como soluções de cartões virtuais, aplicativos e serviços de pagamento que tornam a experiência do usuário mais simples.

Eu mesmo me enquadro nisso, ultimamente estou usando muito o Samsung Pay para pagamentos no cartão de crédito deixando o” pedaço de plástico” de lado.

Além do momento tecnológico, o próprio diretor administrativo, Domic Hirsch, afirmou que o uso do papel moeda aumentou no mundo como um todo.

O nosso próprio país, o Brasil, é exemplo disso. Temos hoje quase 60 milhões de desbancarizados. “Em países com um cenário como esse, o dinheiro provavelmente não vai deixar de ser usado tão cedo, ou irá entrar em declínio e eventualmente desaparecer em um horizonte que ainda não podemos enxergar” disse Domic.

O pesquisador trouxe ainda por cima um ponto de vista muito interessante que já é adotado no Bitcoin, as pessoas que estão fora do sistema bancário têm resistência em confiar nas instituições. “Se você pensar no processo de pagamentos com cartão, o que acontece é que você coloca seu dinheiro em uma conta e confia que o dinheiro está seguro, mas o papel moeda é muito mais básico, instintivo e tangível”

O que é Bitcoin e como funciona essa criptomoeda

 A tecnologia não para de avançar

Já falamos acima, a questão da tecnologia, mas o que tem hoje no mercado para suprir o uso do cartão de crédito?

Apple e Google Pay

Logo de começo temos duas grandes de tecnologia usando o celular para fazer pagamentos, Apple Pay e Google Pay são substitutos diretos dos cartões de crédito. São aplicativos que você cadastra um cartão digital e utiliza por meio de NFC.

Alipay e o mercado Chinês

Na China já temos o AliPay e o WeChat Pay, que são soluções de pagamentos junto com rede social onde não necessita do cartão de crédito, só uma comunicação direta com o banco.

Alipay - Cointimes

O AliPay tem cerca de 700 milhões de usuário e corresponde a metade do volume movimentado na China. Já o WeChat afirma ter 1 bilhão de usuários.

Picpay

O PicPay

Faça pagamentos em estabelecimentos credenciados, através do celular, e compartilhe seus locais preferidos.

Ganhe R$10 por começar a usar o PicPay com o nosso convite!

Bitcoin e Criptomoedas

Nosso sistema financeiro até 2009 foi extremamente dependente de intermediários financeiros. Seja para guardar o dinheiro fazer transferencias ou fazer investimentos, sempre precisamos da figura do banco, que muitas vezes não presta um serviço de qualidade.

As moedas digitais surgem para romper este processo. Elas são bem diferente dos aplicativos e serviços citados acima, mas vem ganhando força nos últimos anos é a do Bitcoin e do Blockchain.

O que é blockchain? Como funciona a tecnologia?

O Bitcoin por exemplo, já vem com a proposta de você ser seu próprio banco e não precisar de intermediários com a tecnologia do Blockchain.

Ele tem o potencial gigante para atingir as pessoas desbancarizadas, ignoradas pelo sistema atual.

Se você estiver interesse, pode ler mais sobre a pesquisa nesse link.

Gostou do conteúdo? Quer receber mais análises como essa? Então se inscreva no canal do Cointimes no Youtube e siga o FacebookTwitter e Instagram.

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br