Breaking News  
O preço do Bitcoin pode chegar a zero? Economia

O preço do Bitcoin pode chegar a zero?

O preço do Bitcoin pode chegar à zero?

Lucas Bassotto
Lucas Bassotto

Jeff Schumacher, fundador da BCG Digital Ventures, recentemente afirmou no Fórum Econômico Mundial que o preço do Bitcoin pode chegar a zero. Ele disse que o Bitcoin tem uma ótima tecnologia, mas que não funciona como moeda porque ele é baseado em nada.

Mais do mesmo

Particularmente isso não me surpreende. É o posicionamento dos “investidores institucionais” e vem sendo o posicionamento dos bancos e de outros profissionais do setor. Para falar a verdade, a cada metro quadrado no Linkedin existem 15 especialistas em Blockchain.

Blockchain é legal mas o Bitcoin é ruim, aquele pensamento bem 2013. Um grande amigo do Cointimes, Rafael Lemos, já relatou esse comportamento em seu post: Blockchain sim, Bitcoin Não.

Eles só se esquecem que o bom blockchain, aquele que conhecemos como descentralizado, robusto, seguro e “disruptivo” como eles gostam de dizer, só existe no Bitcoin.

Os dois termos são indissociáveis, falar sim a um e não a outro é a mesma coisa que detestar futebol mas falar que gosta do Campeonato Brasileiro de Futebol, não faz o menor sentido.

Essas pessoas querem dar um jeito de colocar Blockchain em tudo, de dizer que ele é um “ecossistema disruptivo da criptoeconomia” – tem que falar assim para impressionar os leigos – e que vai resolver um monte de problemas, que para falar a verdade, não existem na maior parte dos casos das aplicações.

Muita gente já ganhou dinheiro com isso enganando alguns Venture Capitalists que colocaram alguns bilhões nas startups que prometiam usar blockchain para sei lá o quê. Os ICO’s foram prova disso também. Seria uma espécie de internet.com versão remix. Ninguém usa os Dapps.

O preço bitcoin pode chegar a zero

Quanto ao Bitcoin, ele pode chegar à zero, mas também pode chegar à 1 milhão de dólares. Ele vai chegar ao preço que o mercado achar que ele dele valer. As preferências são subjetivas, essas por sua vez, se refletem na oferta e na demanda que determinam o preço. A questão é, quem seria louco de achar que 1 bitcoin vale 0?

O dia que as pessoas acharem que um ativo digital que serve como refúgio em casos de colapso monetário, que tem uma escassez perfeita e que é baseado em trabalho tecnológico, deva valer nada, não sei, talvez eu poderia afirmar com toda certeza que elas estariam loucas.

Que outro ativo digital está rodando por aí há mais de 10 anos, sem a necessidade de dono, governos e empresas por trás? Que outro ativo digital jamais teve sua segurança comprometida em mais de 10 anos na Internet? Vale lembrar que até Google, Facebook e Sony já foram comprometidos. Pois é, nenhum.

Mas não se depender da Venezuela

No que depender da Venezuela, o Bitcoin jamais chegará a zero. Enquanto Maduro continua ligando as impressoras de dinheiro e inflacionando o Bolívar, muitos Venezuelanos buscam o Bitcoin como uma forma de se proteger da violência contra seu patrimônio. Afinal, com uma inflação na casa dos 1000% ao mês, o que terá sobrado do seu patrimônio a não ser cinzas?

Não é por acaso que a Venezuela é o país com maior volume de transações de Bitcoin no LocalBitcoins, um site que permite negociações diretas sem a necessidade de exchanges.

o preço do bitcoin pode chegar a zero na venezuela? Não é o que diz o volume negociado.
Volume de Bitcoins negociados na LocalBitcoins da Venezuela. Fonte: Coin Dance

Boa sorte ao Maduro tentar pará-los. Os venezuelanos podem comprar Bitcoin e dar o fora do país com todo seu patrimônio apenas memorizando 12 palavras-chave necessárias para recuperar o saldo das suas carteiras. Antes do Bitcoin qual ativo permitia isso? Ouro? Boa sorte ao tentar sair com Ouro da Venezuela, não passaria nem da esquina da sua rua.

O preço do Bitcoin pode chegar a zero, mas não se depender dos Venezuelanos, que provam a cada dia que o Bitcoin deu certo e que pode sim continuar sendo adotado como um instrumento de defesa e meio de garantir a soberania financeira de uma população tão violentada.

Se um ativo desse valer 0, se esse dia chegar, eu mesmo vou querer apertar a mão de todos que ajudaram a precificá-lo assim. Esse é o efeito do “bear market” em qualquer ativo. Ele só serve quando está valendo uma insanidade, mas depois de uma correção, ele ser torna um lixo qualquer.

É o que estamos vendo com Bitcoin. Investidores de açúcar desmancham na primeira tempestade, enquanto os holders de verdade, permanecem como intransponíveis fortalezas de pedra construídas na Era Medieval. E você, acha que o preço do Bitcoin pode chegar a zero?

Você gostou desse conteúdo? Nós temos muito mais! Siga e compartilhe a página do Cointimes para se manter atualizado com os conteúdos mais relevantes. Estamos em todas as mídias sociais também: FacebookTwitterInstagram e Telegram

Lucas Bassotto
Lucas Bassotto

Economista em formação, escritor por vocação. Gosto de fazer investimentos, penso a longo prazo, mas não abro mão de fazer alguns trades. Trabalhei como Community Manager por 1 ano, representando a Foxbit e estou no mercado de criptomoedas desde 2016, mais especialmente no Bitcoin.

O Cointimes utiliza cookies com o objetivo de melhorar sua experiência em nossa página web e adaptar o conteúdo para torná-lo mais útil e acessível. Para mais informações, consulte a nossa política de cookies.