O Opera Crypto Browser, navegador focado em Web3 da Opera, anunciou hoje a sua maior atualização até o momento: a integração da MetaMask e outras carteiras líderes do mercado cripto.
Para facilitar a vida dos usuários de criptomoedas, a Opera também desenvolveu o que chamou de Wallet Selector, uma ferramenta de gerenciamento multi-carteira do setor. Esse recurso permite que os usuários escolham qual de suas carteiras eles querem interagir com um determinado app ou site.

“Agora, também é possível escolher entre suas carteiras diretamente na barra de endereços do navegador, sem precisar entrar em configurações específicas ou ter que lidar com extensões concorrentes.”, diz o comunicado da empresa enviado ao Cointimes.
Além da carteira nativa do navegador de criptomoedas Opera, as carteiras incluem Metamask e mais diversas opções, que vão estar disponíveis como extensões Opera ou Chrome, que funciona com o navegador Opera.
As extensões da carteira do navegador são ferramentas facilitadoras para explorar a Web3. Elas permitem que os usuários interajam com vários aplicativos e serviços descentralizados (dApps) com poucos cliques, sem precisar aprender a programar.
No entanto, nem todas as extensões da carteira são criadas igualmente. Muitos só suportam redes específicas e algumas oferecem diferentes recursos, como troca de aplicativos.
“Para explorar múltiplas redes, os usuários tendem a precisar de várias carteiras de navegação, o que cria uma barreira desnecessária à adoção e prejudica a experiência do usuário. A Opera está mudando isso, com a atualização de hoje e com a inovadora função Wallet Selector na barra de endereços do navegador.”
“Criamos o Wallet Selector com base no feedback que recebemos dos nossos usuários. Poupa-lhes muita dor de cabeça uma vez que já não têm de entrar constantemente em cenários ou de navegar entre extensões de carteiras concorrentes”, disse Tomasz Stawarz, diretor de engenharia da Opera.
O Wallet Selector Web3 da Opera busca resolver esse problema agregando extensões de carteira compatíveis e automatizando o processo de ligação. O Wallet Selector recorda as preferências dos usuários por diferentes sites, dando a opção de se ligar aos dApps sem esforço.
De acordo com a empresa, essa atualização aproxima a experiência da Web3 a Web2 à frente do Merge do Ethereum, a atualização que fundirá a Beacon Chain com a rede principal.
Atualmente o Crypto Browser oferece acesso a múltiplas redes blockchain incluindo Ethereum, Bitcoin, BNB, Polygon, e outros, como dezenas de milhares de dApps e protocolos construídos em cima deles.
O navegador também inclui uma carteira de criptomoedas integrada e uma série de características que melhoram a privacidade, incluindo uma prancheta segura, uma VPN integrada no navegador e um bloqueador de anúncios.
O desenvolvimento do Crypto Browser sinaliza a intenção da Opera de oferecer aos usuários da Internet uma janela única e simplificada para interagir com as blockchains e protocolos que compõem o espaço Web3.
Leia mais: