Coingoback

O BIS (Banco de Compensações Internacionais), soltou um relatório de 151 páginas sobre a saúde da economia mundial e o futuro dos sistemas de pagamento.

O BIS é um banco internacional que oferece liquidações e outros serviços financeiros para os bancos centrais, por isso ele é conhecido como o Banco Central dos Bancos Centrais.

Número de bancos está caindo, diz BIS

Um dos dados mais alarmantes do relatório mostra o declínio do setor bancário, principalmente dos chamados “bancos correspondentes”. Eles são bancos que provêm serviços depositários a outras instituições bancárias.

Conforme o relatório, entre 2011 e 2018 o número de bancos correspondentes caiu 20% ao redor do globo. De acordo com o BIS, a diminuição dessa espécie de banco pode resultar no crescimento de redes de pagamentos desregulamentadas.

“A diminuição dos bancos correspondentes é uma preocupação potencial que pode resultar em mais custos para pagamentos entre países, menos diversidade de produtos e serviços, ou até mesmo a perda do acesso ao sistema bancário global, tudo isso pode levar ao uso maior de redes de pagamentos informais e desregulamentadas”

Uma das redes de pagamentos que o BIS pode estar se referindo é a Lightning Network, verdadeiramente um sistema de pessoa-para-pessoa, sem intermediários como é ilustrado no relatório:

Gráfico com Sistemas de pagamento segundo o BIS
Fonte: BIS Quarterly Review March 2020

Sistemas de pessoa para pessoa:

Falando sobre os novos meios de pagamentos sem intermediários, como as criptomoedas, o relatório destacou seu poder transformador:

“A opção mais transformadora para melhorar os pagamentos é um sistema p2p que vincula diretamente os pagadores e beneficiários e minimiza o número de intermediários”

Como falamos mais profundamente no texto “A era do streaming de dinheiro“, as tecnologias de pagamento emergentes podem realmente modificar o mercado no sistema financeiro. Esse relatório apoia essa ideia.

Segundo o relatório, o P2P também tem grande um potencial na tokenização de assets, melhorando a liquidação e compensação de ativos mobiliários (como ações).


Veja mais sobre tokenização no texto “A Tokenização do Mercado de Ações


Contudo, apesar do prospecto positivo, para o sistema de compensação p2p com tokens dar certo dependerá de “quão bem ele interage com o sistema tradicional de contas”.

Moedas dos Bancos Centrais

Sendo o Banco Central dos Bancos Centrais, o relatório não poderia deixar de citar as moedas digitais destes bancos. Atualmente sabemos que a União Europeia, China, Estados Unidos e alguns outros países estão desenvolvendo suas próprias moedas digitais (CBDC).



Apesar do potencial das moedas digitais dos bancos centrais, é afirmado que seria mais propício o seu uso em sistemas entre bancos e não para o usuário comum, pois há uma preocupação com atores maliciosos.

 Por fim, é deixado em aberto “se o dinheiro em si precisa ser reinventado para um ambiente em mudança ou se a ênfase deve estar na melhoria da maneira como é fornecido e usado”. 

E então, o qual a sua opinião sobre o tema?

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br