Se o streaming de vídeo tirou poder das emissoras de TV, o streaming de dinheiro vai tirar o poder dos bancos.

Já pensou em receber seu salário pelo minuto trabalhado no exato momento em que você está trabalhando? Ou pagar por um conteúdo apenas no momento em que você usa ele?

Essas são algumas das funções do streaming de dinheiro, uma revolução que está perto de acontecer. A corrida já começou.


O que você vai encontrar nesse artigo:

  • Streaming de dinheiro, o que é isso?
  • Quais as vantagens?
  • Serviços que usam isso?
  • Como funciona?

Streaming uma nova forma de transmitir valor

Última blockbuster
Os bancos serão como a última Blockbuster

Há menos de 15 anos, se você fosse ouvir uma música muito provavelmente estaria abrindo um arquivo Mp3. Hoje, não deve ter muitas muitos arquivos mp3 no seu smartphone, com o streaming de músicas via Spotify ou Youtube Music, o meio de transmissão musical mudou e a forma com que interagimos com a música também

O mesmo vale para os vídeos, bom, sou da época em que existiam locadoras de DVD. Imagine ter que esperar pela devolução de um DVD para poder assistir um filme pois a locadora só tinha uma cópia? O Netflix mudou como vemos filmes.

Mais profundamente, o Youtube com o streaming de vídeo permitiu um novo tipo de interação. Algo inimaginável há 25. Partimos de filmes alugados não personalizados, para ticktoks viciantes de 10 segundos.

O que acontece se começarmos a fazer streaming de dinheiro? 🤔

E se, assim como um torrent ou vídeo nosso dinheiro pudesse ser transmitido em frações de segundo?

Se isso for possível, e com o Bitcoin e Ethereum é, nós começaremos a ver o dinheiro pela sua real natureza, um meio de transmissão de valor sobre o tempo.

Nossa geração pensa no dinheiro como largos pacotes. Você recebe seu salário uma vez ao mês, faz o pagamento da Netflix mensalmente, transfere grandes quantidades de dinheiro poucas vezes.

Já se pergunto sobre o porquê o sistema funciona dessa maneira?

A resposta é mais simples do que parece. Dá muito trabalho e é custoso fazer centenas de pagamentos diários.

Contudo, a situação muda quando você junta smart contracts e blockchains. Essas duas soluções permitem que pagamentos sejam automatizados de acordo com dados do mundo real/digital e cortam intermediários custosos.

Lightning fast

Utilizando as duas tecnologias é possível abrir canais de pagamento bi-direcionais. A ideia foi discutida por Satoshi Nakamoto, criador do Bitcoin. Ela permite que, em vez de enviar diversas somas de bitcoins usando o blockchain, o que é extremamente caro e ineficiente, possamos criar um contrato inteligente e abrir um canal de pagamento.

Como assim?

Um exemplo prático seria o pagamento de uma conta no bar.

Com o streaming de dinheiro você poderia abrir um canal de pagamento com o dono do bar. Uma transação é aberta no blockchain do bitcoin, porém ela não é finalizada, ou seja, é possível atualizar o estado dela conforme você for bebendo cerveja.

Seu amigo, que não frequenta ou nunca foi naquele bar mas que faz transações com você, pode rotear o pagamento ao bar pelo seu canal.

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/7/7a/17_node_mesh_network.svg/1200px-17_node_mesh_network.svg.png
Roteament de uma rede de streaming como a LN | Wikimedia

Dessa forma, uma rede de streaming de dinheiro pode se formar. Para garantir que nenhuma das partes tente trapacear, alguns contratos inteligentes são postos em ação.

Tudo isso feito em frações de segundos, sem intermediários bancários ou alguém que possa prender seu dinheiro, na velocidade da luz.

Com a garantia do blockchain e a automação dos smart contracts, abrem-se as portas para uma nova economia.

Inovando com o streaming de dinheiro

É aí que entra o primeiro serviço automatizado de streaming e nossa primeira rede de “streamers” de dinheiro.

A Sablier é o primeiro serviço fácil de usar que permite automatizar pagamentos em tempo real e usando stablecoins autônomas. O que isso quer dizer?

sablier
Interface da Sablier esconde o código do usuário

É o conceito de streaming de dinheiro misturado com as stablecoins descentralizadas, que nada mais são do que moedas que tentam seguir o preço de determinado ativo, geralmente o dólar.

O Sablier funciona na rede do Ethereum. Em contrapartida, o Bitcoin tem uma verdadeira rede de streamers, chamada de Lightning Network (LN)., que nada mais é do que um conjunto de canais abertos.

Eu sei que são muitos conceitos e eles podem parecer chatos. Mas fique calmo, pois agora chegamos na parte interessante do texto: Como ganhar dinheiro e inovar com isso?

O Pewdiepie do streaming de dinheiro

https://vz.cnwimg.com/thumb-1200x/wp-content/uploads/2014/03/pew-e1487170399735.jpg

Felipe Neto, Pewdiepie, Logan Paul ou Anderson Nunes todos esses youtubers ganharam muito dinheiro com a revolução do streaming de vídeo.

Não será diferente com a ideia de streaming de dinheiro e a corrida já começou para se tornar um gigante nesse setor.

A corretora Bitfinex por exemplo, abriu recentemente um nó na Lightning Network. Com esse passo, ela além de dar a possibilidade de transações instantâneas de bitcoin para seus clientes, também se consolida como um grande nó da rede.

Qual a vantagem de ser um grande na Ligthning? Hoje? Nenhuma, na verdade você irá queimar dinheiro abrindo um nó na LN. Contudo, ao se consolidar com um canal de confiança, mais pessoas podem se ligar a Bitfinex para fazer roteamentos de pagamentos.

Esses roteamentos P2P não são de graça, uma pequena taxa, menos do que um décimo de 1 centavo é cobrado. Pode parecer pouco e realmente é, porém, quando escalamos isso para bilhões de pessoas, a figura muda completamente.

Contudo, se tornar um hub é só uma das maneiras de agregar valor nessa nova economia. A construção de serviços como:

  • Que tal patinetes que cobram por uso em segundos e em tempo real?
  • Já pensou em um Netflix com pagamento via streaming de Bitcoin?
  • Aposta de jogos de Xadrez com streaming de btc? Opss, já fizeram esse app
  • Um site de filmes adultos que você paga apenas pelo conteúdo visto?
  • Colored coins na LN? Isso já existe
satoshi place
Primeira aplicação de sucesso na LN – Satoshi Place

As possibilidades são infinitas. Os primeiros 10 anos do bitcoin foram incríveis, hoje os bancos centrais temem perder o controle, o que era impensável antigamente.

O Bitcoin mudou como víamos o dinheiro, o streaming de Bitcoin mudará como usamos ele.