Rispar

As interfaces para uso de criptomoedas nunca foram as melhores, o uso de grandes números e QR-Codes facilita erros e dificulta o uso. Se aproveitando desse problema, um grupo de hackers tem roubado investidores de bitcoin.

De acordo com a CipherTrace, empresa de análise de blockchain, pesquisadores da empresa ZenGo acharam diversos sites que aplicavam golpes com Qr-Codes de Bitcoin.

A ponta do iceberg

Enquanto alguns golpistas usam métodos sofisticados para enganar usuários de criptomoedas, os que usam Qr-Code não escondem sequer as APIs usadas.

O golpe funciona da seguinte maneira.

Coinext 760x150

 

O usuário procura por geradores de Qr-Code para Bitcoin no Google. Alguns sites pagam para aparecer na frente (geralmente scams).

Ao entrar em um desses sites, o usuário digita o endereço de bitcoin de recebimento ou envio. É nesse momento que o site modifica o endereço de bitcoin da vítima. Dessa forma, o usuário envia os bitcoins para a carteira do golpista e não para a carteira desejada.

Quanto dinheiro os golpistas já conseguiram fazendo esse truque simples?

Conforme aponta Tal Be’ery, co-fundador da Zengo, mais de US$20 mil foram roubados dessa forma. Ele acredita que isso é apenas a ponta do iceberg.

Problema de usabilidade do Bitcoin

Não de hoje que usuários comuns têm problemas para usar o Bitcoin. Entretanto, algumas soluçoes estão sendo criadas e difundidas.

Uma delas retira parcialmente a necessidade de códigos QR e os substituí por robôs, como é o caso dos pagamentos reusáveis (BIP 47) disponíveis na Samourai Wallet sob o nome de PaynYm.

Paynym
PayNym – Facilita a identificação de usuários e garante privacidade

Em contraste com a maioria das carteiras, a wallet de Bitcoin Bitfy tenta facilitar a entrada de novos usuários, integrando serviços e compra de bitcoins.

Muitos avanços estão sendo feitos para evitar esse estilo de golpe. Contudo, a dica aqui é nunca usar serviços de QR-Code fora das carteiras de Bitcoin, que geralmente já têm esse recurso.


Invista em criptomoedas com segurança, alta liquidez e as menores taxas do mercado.

NovaDAX: a exchange mais completa do Brasil com mais de 25 criptomoedas listadas e a melhor nota de atendimento ao cliente.

Conheça novadax.com.br