Coingoback

Guardar dinheiro é uma grande dificuldade para muitos brasileiros, o que é também a parte mais difícil quando pensamos em organizar nossas finanças. Saber o quanto entra e o quanto sai todo mês, para onde essa grana vai, é a primeira tarefa para organizar suas finanças. Pensando nisso, fizemos uma planilha de gastos para 2020.

O que é uma planilha de gastos?

A planilha de gastos é um Excel que vai te ajudar organizar sua vida financeira como despesas, cartões de créditos, receitas e investimentos.

Antes as pessoas faziam isso no caderninho que controlava todas as despesas da casa, que muita gente ainda usa.

Existem diversas formas de fazer uma planilha de gastos, não tem certo ou errado nesse ponto, mas podemos te ajudar nisso.

Tem gente que consegue montar planilhas que tem categorias, tags, cálculos extensos, integração, gráficos para deixar tudo mais otimizados. Mas vamos começar pela básica.

Como criar uma planilha de gastos?

Primeiramente você vai precisar de um Excel ou usar o Google Sheet que é muito mais fácil porque não precisa de instalação, fica online e você não tem que se preocupar em salvar nada.

Eu já facilitei a vida de todo mundo e criei uma planilha base para gente usar, já deixei muita coisa preparada só para uso. Vamos baixar?

Para começar, o primeiro passo é baixar a planilha no botão abaixo:

planilha de gastos 2019

Ao abrir o link da planilha, você pode fazer uma cópia caso não tenha o excel em seu computador, clicando em “Fazer uma cópia”. Se você tiver o excel instalado, pode fazer o caminho do print abaixo:

fazer download como excel

Planilha de gastos 2020 do Cointimes

Segue abaixo a planilha de gastos que elaboramos. Ela permite que você faça um orçamento planejado e compare com o orçamento que está sendo realmente cumprido.

Você não precisa editar nenhum campo dessa parte, porque ela é toda automatizada.

planilha de gastos 2019 e o resumo

A segunda parte da planilha de gastos é onde você faz o planejamento do seu orçamento.

Os gastos estão separados por categoria, então você é livre para mudá-las conforme sua necessidade. Você pode, por exemplo, trocar Academia por Educação, se sentir necessidade.

Em hipótese alguma edite valores na coluna “Real”, porque eles utilizam fórmulas e se preenchem automaticamente. Mas você é livre para alterar as células que estão destacadas na planilha, ok?

planilha de gastos 2019 e orçamento

Na terceira parte da planilha, você coloca os seus gastos e pode separar eles por categoria.

Por exemplo, se você fez um corte de cabelo ou comprou um sapato novo, pode colocar esses gastos em Despesas Pessoais.

O mesmo se aplica a outros gastos, tente enquadrá-los sempre nas categorias.

transações

A planilha de gastos é separada de mês em mês, então quando virar o mês, é só alternar as abas que ficam na parte de baixo e começar a se planejar para o próximo.

Como controlar os seus gastos?

Logo de primeira vamos dar algumas dicas para vocês, pense como um mantra nesses pontos:

  1. Anote seus gastos diários.
  2. Tenha uma planilha financeira.
  3. Use um gerenciador ou aplicativo financeiro.
  4. Quite todas suas dívidas.
  5. Crie uma reserva financeira. (Se você segue nosso Instagram tem um tutorial de como fazer isso nos destaques)
  6. Fuja das compras não pensadas.
  7. Planeje muito bem.

Orçamentos 50/20/30

Recomendamos a metodologia 50/30/20. Você já conhece? Essa metodologia de orçamento diz que você deve organizar seu orçamento da seguinte forma:

  • 50% para Necessidades. 50% do seu salário deve ser dedicada às despesas de sobrevivência, itens essenciais para sua vida. Isso inclui, aluguel, utilidades, alimentação e transporte.
  • 30% para Desejos pessoais. 30% da sua renda deve ser usada para gastos flexíveis, ou seja, tudo que você compra, mas não precisa necessariamente (como o dinheiro gasto em filmes e viagens).
  • 20% para Investimentos e/ou dívidas. 20% da sua renda deve ser dedicada a metas financeiras, ou seja, suas economias, investimentos ou pagamento de dívidas.

Esse orçamento é bem razoável de ser cumprido e excelente para ajudar a organizar nossa vida financeira.

Se ele for somado com a organização da nossa planilha, você terá uma grande chance de alcançar o sucesso financeiro e fazer parte dos 10% dos brasileiros que separa uma quantia para poupança.

Pode te interessar também:

Esperamos que a planilha de gastos 2020 do Cointimes tenha te ajudado a organizar suas finanças e melhorado sua vida financeira. Se você tiver alguma dúvida, deixe nos comentários.

Se você acha que esse post vai ajudar alguma pessoa próxima, compartilhe com ela.

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br