Passfolio

Craig Wright, o criador do Bitcoin Satoshi Vision (BSV) e autoproclamado Satoshi Nakamoto, ganhou na Justiça o direito a receber 1 libra de Peter McCormack, criador do podcast What Bitcoin Did, por chamá-lo de “fraude” e “mentiroso”.

*Correção: a matéria falava que a condenação era de 1 euro, na verdade é de £1 libra.

Embora a Justiça tenha reconhecido que os ataques pessoais de McCormack tenham danificado a reputação e a imagem de Wright, o juiz Martin Chamberlain, da Corte do Reino Unido, disse que o desenvolvedor australiano tentou criar um “caso falso” com “evidências falsas”, o que pesou contra Wright no processo.

Como resultado, Craig Wright, comumente chamado de “Faketoshi” por seus críticos, vai receber uma indenização de 1 libra (~R$ 5,29).

Passfolio

O processo inclui diversos tweets de Peter onde ele repetidamente insulta Craig Wright de mentiroso e fraudulento, e ironicamente insiste por ter uma ação judicial aberta contra ele. “Eu demando meu processo!”.

“Eu acredito que falar que é Satoshi e promover uma versão falsa do Bitcoin é fraudulento. Eu acredito que isso é de interesse público. Vamos para o tribunal.”, Peter é citado no processo dizendo. “Antes de qualquer sinalização de virtude ou atenção… Estou fazendo isso porque é a coisa certa a se fazer. Eu já perdi tudo antes e se eu perder de novo, e daí? BSV é Bitcoin falso dirigido por fraudes. F*dam-se eles!”

O dano causado à imagem de Wright se tornou um suposto dano financeiro ao o desenvolvedor ser desconvidado de diversos eventos. No entanto, alguns fatos apresentados por Craig não foram aceitos pelo juiz, o que prejudicou o seu caso.

O caso ainda não está completamente encerrado após essa decisão, pois ainda cabem recursos. Também ainda não está claro se alguma das partes terá que custear todos os honorários advocatícios.

McCormack está recebendo um apoio massivo nas redes sociais. Como uma brincadeira, vários bitcoiners, incluindo o ex-desenvolvedor do Bitcoin Core Peter Todd, estão se oferecendo para pagar o valor devido de 1 libra para ajudar o podcaster.

Veja outras matérias relacionadas:

Passfolio