Uma organização criminosa responsável por fraudes bilionárias envolvendo criptomoedas começa a ser desarticulada pela Polícia Federal na Operação Valeta, deflagrada nesta quinta-feira (3/02).

Em um desdobramento da Operação Kryptos, a Polícia Federal, em conjunto com o GAECO (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), avançou com o cumprimento de um mandado de prisão preventiva e a cinco mandados de busca e apreensão, nos estados do Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Dentre as investigadas estava uma advogada supostamente responsável pela administração de duas empresas sediadas em Campo Grande (MS), ela intermediava a movimentação financeira entre a principal empresa investigada pela PF e empresas estrangeiras.

Segundo as investigações, a advogada possibilitou a continuidade das atividades ilícitas desenvolvidas pela empresa fraudulenta, mesmo após a Operação Kryptos ter se tornado pública. A intermediação das movimentações financeiras ilícitas na verdade se intensificou a partir de agosto de 2021.

Vale lembrar que a Operação Kryptos chegou a prender Glaidson Acácio dos Santos, criador da G.A.S Consultoria Bitcoins, no dia 25 de agosto de 2021

Comunicação Social da Polícia Federal explica que um braço da organização criminosa foi responsável pela criação de uma corretora de criptomoedas, concebida possivelmente com o intuito de servir de obstáculo à ação de bloqueio e posterior confisco dos valores movimentados pelo esquema criminoso.

A publicação no Gov.br não explicita nenhum nome de suspeitos ou empresas de criptomoedas, mas explica que o nome Valeta vem da capital de Malta, país insular localizado no sul da Europa.

Os investigados poderão responder pela prática dos crimes de emissão ilegal de valores mobiliários sem registro prévio, organização criminosa e lavagem de capitais. Se condenados, poderão cumprir pena de até 22 anos de reclusão.

Veja também:

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br