Coingoback

Depois de muitos anos comprando moedas alternativas ao bitcoin, por fim, entendi que não faz sentido ter outras criptomoedas além do bitcoin. Vou explicar os motivos nesse post.

Diversificação

Muitas pessoas compram altcoins, como Litecoin, Ether, Nano e outras pensando em diversificar seus investimentos. Mas a verdade é que os dados mostram que isso não faz sentido.

O nosso economista, Lucas Bassotto, fez um estudo sobre o tema. Nele foi encontrada uma enorme correlação entre os criptoativos.

Se você pensa em comprar altcoins para diminuir riscos ou maximizar lucros, não faça isso.

Tecnologia

Um outro grande motivo para a compra de outros criptoativos é a questão tecnológica. O Bitcoin tem 10 anos, todos nós sabemos que a tecnologia evoluí muito rapidamente, a primeira criptomoeda teria ficado para trás na corrida tecnológica? Não, não mesmo.

Hoje temos moedas com transações instantâneas, anônimas, com smartcontracts e até blockchains que geram outros blockchains. Mas a realidade é que o Bitcoin não ficou parado no tempo.

Recentemente comecei a olhar as propostas de melhoria do Bitcoin, os famosos BIPs. Mutos deles estão sendo testados em outros projetos, mas foram desenvolvidas ou adaptadas por desenvolvedores do Bitcoin.

Aqui vão alguns exemplos:

Grin, criptomoeda logo
Logo da Grin

Grin – A criptomoeda foi inteiramente baseada em adaptações de alguns desenvolvedores do cliente Bitcoin Core. Dandelion e MimbleWimble são alguns exemplos.

Monero – As principais atualizações recentes do Monero são baseadas em papers feitos pelos desenvolvedores do Core e da Blockstream. O paper do Bulletproofs permitiu a redução no tamanho das transações em mais de 80%.

Todas as tecnologias acima foram pensadas, desenvolvidas ou melhoradas por dev do Bitcoin. Elas ainda não foram colocadas em produção ou aplicadas ao Bitcoin, justamente pois ainda precisam de muitos testes.

Já pensou se o protocolo da Zcash fosse incorporado ao Bitcoin, como os criadores da Zcoin queriam? Seria uma completa vergonha:

O ponto que quero chegar aqui é que o Bitcoin tem o que há de mais importante, “poder cerebral” . Nick Szabo ao analisar o cenário de disputas entre criptomoedas chegou a conclusão que a disputa não é pelo maior poder computacional e sim pelo poder mental. E o Bitcoin está bem servido nessa área.

O Bitcoin tem a combinação perfeita entre inovação e conservadorismo, não é necessário abraçar cada novidade. Primeiro é importante ser cauteloso, testar muito e por fim alcançar um consenso.

Além do mais, com o uso de sidechains e canais de pagamento, é possível alcançar as mesmas funcionalidades de qualquer outra criptomoeda e manter o mesmo nível de segurança do Bitcoin.

Uso para funcionalidade atual

Claro, se você precisar fazer um contrato inteligente que ainda não está disponível no Bitcoin, então compre Ether ou qualquer outra criptomoeda.

Fora em questões pontuais e funcionalidades bem específicas outras criptomoedas não são necessárias.

Ou seja, tanto em questão de investimento, tecnologia, capacidade de inovação e segurança, o Bitcoin dá um banho em todas as outras criptomoedas.

Que venham mais altcoins

Com essa argumentação você deve estar achando que eu não gosto de altcoins, mas é o contrário. Apesar de não acreditar no futuro das altcoins frente ao Bitcoin, vejo com bons olhos a criação de novas criptomoedas e tokens. Aliás, até mesmo participo de várias comunidades de altcoins.

O motivo? Nós precisamos de competição em um mercado dominado por moedas estatais, banco centrais e governos insanos:

Apesar de não comprá-las, as altcoins são extremamente importantes para o desenvolvimento do Bitcoin, para o enfraquecimento das moedas fiat e desmantelamento do establishment.

Discorda dos meus pontos? Coloque sua opinião nos comentários abaixo

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br