Preço do Bitcoin pode disparar

Você sabia que o preço do Bitcoin pode disparar nos próximos meses? Nessa semana todos nós presenciamos uma grande alta na cotação do Bitcoin. Afinal, foi uma valorização de 10% em questão de horas.

A princípio, toda essa valorização não havia um motivo plausível, entretanto, mais informações começaram a surgir no mercado. 

O que explica bem essa alta repentina da cotação é a possível aprovação do ETF para Bitcoin. Um exchange-traded fund (ETF) é um fundo de investimento negociado na Bolsa de Valores como se fosse uma ação. A maioria dos ETFs acompanham um índice, como um índice de ações ou índice de títulos.

Aparentemente o Bitcoin está seguindo o mesmo caminho que o Ouro, que teve seu ETF listado em 2003. Depois da aprovação, os preços do Ouro quase que quadruplicaram em 8 anos. Vale lembrar, que os detentores de ETF precisam comprar e manter seus ativos, o que foi uma das razões pela escalada de preço do ouro.

ETF aprovado. preço do bitcoin pode disparar
A escalada do Ouro após aprovação de ETF

Atualmente, o mercado de criptomoedas está tomado pela euforia de boas notícias. Autoridades não pretendem proibir o Bitcoin, no entanto, querem definir melhor as regras do jogo. Ou seja, as autoridades reconhecem a legitimidade do Bitcoin e toda sua comunidade, o que deixa os investidores ainda mais empolgados. Além disso, a entrada de players institucionais no mercado têm deixado os investidores animados, conforme noticiado por nós em primeira mão:

https://cointimes.com.br/maior-negociador-de-etf-da-europa-quer-entrar-no-mercado-de-criptomoedas/

A história dos contratos futuros pode se repetir

Os metais preciosos têm muitas semelhanças com o Bitcoin. Ambos são extremamente escassos com oferta limitada pela natureza, além disso, ambos precisam ser “minerados”.

Em 1972 foi anunciada a negociação de contratos futuros para o Ouro, a primeira negociação de contrato futuro foi feita em 1974, se intensificando logo depois.

O mercado de Ouro viu uma queda de 50% em 1974 e se recuperou ao longo dos anos, até chegar a um patamar de cotação muito superior ao que era negociado antes da implementação dos contratos futuros.

gráfico mostrando como preço bitcoin pode disparar
Crescimento do preço do Ouro após anúncio da negociação de contratos futuros. Correção logo em seguida.

Entretanto, a cotação do Ouro subiu depois de quase dois anos seguidos em queda. Retornando ao mesmo patamar de 1974 quase 5 anos depois, até apresentar uma subida astronômica que durou até o começo dos anos 80.

Abaixo é possível verificar o gráfico da cotação do Bitcoin antes e depois do começo da negociação de contratos futuros. Ambos os mercados apresentaram um comportamento semelhante:

gráfico mostrando como preço do bitcoin pode disparar
Euforia do mercado após anúncio de contratos futuros, correção de mais de 50%

Logo, uma nova corrida pode fazer o preço do Bitcoin disparar no longo prazo. Além disso ela pode ser mais rápida do que a do ano passado. Isso ocorre porque:

1. O mercado de criptomoedas é mais rápido e competitivo do que o de ouro.

2. Há mais rapidez na circulação de informações por conta da internet

3. A demanda de Bitcoin como investimento de longo prazo é cada vez mais alta entre os seus compradores. Ou seja, investidores não estão dispostos a abrir mão de suas moedas tão facilmente.

4. Quantidade de Bitcoins sendo negociados é muito baixa em relação ao ouro.

5. Dinheiro institucional entrando através dos ETFs

Apesar da semelhança dos eventos, não podemos dizer que o preço do Bitcoin vai necessariamente disparar. No entanto, esses eventos formam padrões que se repetiram em todo mercado de commodities e metais preciosos como Prata e Urânio, por exemplo.

Por conta disso, é mais responsável apenas afirmar que o preço do Bitcoin pode disparar, ou seja, é uma possibilidade.

Quer receber mais conteúdo como esse e ficar por dentro do mercardo de criptomoedas? Não deixe de assinar nossa newsletter e favoritar o Cointimes