Preço do Bitcoin pode disparar
Você sabia que o preço do Bitcoin pode disparar nos próximos meses? Nessa semana todos nós presenciamos uma grande alta na cotação do Bitcoin. Afinal, foi uma valorização de 10% em questão de horas.
A princípio, toda essa valorização não havia um motivo plausível, entretanto, mais informações começaram a surgir no mercado.
O que explica bem essa alta repentina da cotação é a possível aprovação do ETF para Bitcoin. Um exchange-traded fund (ETF) é um fundo de investimento negociado na Bolsa de Valores como se fosse uma ação. A maioria dos ETFs acompanham um índice, como um índice de ações ou índice de títulos.
Aparentemente o Bitcoin está seguindo o mesmo caminho que o Ouro, que teve seu ETF listado em 2003. Depois da aprovação, os preços do Ouro quase que quadruplicaram em 8 anos. Vale lembrar, que os detentores de ETF precisam comprar e manter seus ativos, o que foi uma das razões pela escalada de preço do ouro.

Atualmente, o mercado de criptomoedas está tomado pela euforia de boas notícias. Autoridades não pretendem proibir o Bitcoin, no entanto, querem definir melhor as regras do jogo. Ou seja, as autoridades reconhecem a legitimidade do Bitcoin e toda sua comunidade, o que deixa os investidores ainda mais empolgados. Além disso, a entrada de players institucionais no mercado têm deixado os investidores animados, conforme noticiado por nós em primeira mão:
https://cointimes.com.br/maior-negociador-de-etf-da-europa-quer-entrar-no-mercado-de-criptomoedas/
A história dos contratos futuros pode se repetir
Os metais preciosos têm muitas semelhanças com o Bitcoin. Ambos são extremamente escassos com oferta limitada pela natureza, além disso, ambos precisam ser “minerados”.
Em 1972 foi anunciada a negociação de contratos futuros para o Ouro, a primeira negociação de contrato futuro foi feita em 1974, se intensificando logo depois.
O mercado de Ouro viu uma queda de 50% em 1974 e se recuperou ao longo dos anos, até chegar a um patamar de cotação muito superior ao que era negociado antes da implementação dos contratos futuros.

Entretanto, a cotação do Ouro subiu depois de quase dois anos seguidos em queda. Retornando ao mesmo patamar de 1974 quase 5 anos depois, até apresentar uma subida astronômica que durou até o começo dos anos 80.
Abaixo é possível verificar o gráfico da cotação do Bitcoin antes e depois do começo da negociação de contratos futuros. Ambos os mercados apresentaram um comportamento semelhante:

Logo, uma nova corrida pode fazer o preço do Bitcoin disparar no longo prazo. Além disso ela pode ser mais rápida do que a do ano passado. Isso ocorre porque:
1. O mercado de criptomoedas é mais rápido e competitivo do que o de ouro.
2. Há mais rapidez na circulação de informações por conta da internet
3. A demanda de Bitcoin como investimento de longo prazo é cada vez mais alta entre os seus compradores. Ou seja, investidores não estão dispostos a abrir mão de suas moedas tão facilmente.
4. Quantidade de Bitcoins sendo negociados é muito baixa em relação ao ouro.
5. Dinheiro institucional entrando através dos ETFs
Apesar da semelhança dos eventos, não podemos dizer que o preço do Bitcoin vai necessariamente disparar. No entanto, esses eventos formam padrões que se repetiram em todo mercado de commodities e metais preciosos como Prata e Urânio, por exemplo.
Por conta disso, é mais responsável apenas afirmar que o preço do Bitcoin pode disparar, ou seja, é uma possibilidade.
Quer receber mais conteúdo como esse e ficar por dentro do mercardo de criptomoedas? Não deixe de assinar nossa newsletter e favoritar o Cointimes.