Desde o halving do Bitcoin, em 11 de maio, os investidores temem uma desistência generalizada dos mineradores.

Se a rentabilidade da mineração cair, o desligamento das máquinas dos mineradores pode acontecer, o que faria o hash rate cair como consequência.

Isso geralmente ocorre devido a uma das três coisas:

  • Correção de preço;
  • Ajuste de dificuldade da rede;
  • Quedas nas recompensas por bloco (halvings).

Ao se tornarem não lucrativos, os mineradores são forçados a liquidar os bitcoins que mineraram em massa para manter as luzes acesas. Isso força o mercado para baixo.

Embora o efeito sobre a cotação ainda não tenha sido evidente, os dados mostram que a desistência dos mineradores começou mais uma vez. Mas mesmo assim o mercado de criptomoedas se manteve forte.

+ Leia também: Antonopoulos: queda do petróleo pode acirrar competitividade na mineração

Outros fatores não deixaram o Bitcoin cair

Dados mostram que, na semana passada, os endereços que se acredita pertencerem a mineradores venderam 673 moedas a mais do que geraram.

Somente no último dia, 279 moedas além das mineradas foram gastas, possivelmente indicando que os mineradores estão tentando manter suas operações em funcionamento, liquidando suas moedas.

“Na semana passada, os mineradores venderam 673 bitcoin a mais do que foram gerados. Estamos vendo capitulação de mineradores ineficientes, mas os preços estão se mantendo firmes. O que você acha que acontece quando esses mineradores são finalmente abalados?” Brown explicou.

Muitos podem inicialmente ver a “capitulação” como um sinal de baixa, mas os analistas estão ficando otimistas porque o preço do BTC não foi abalado em meio a essa incerteza.

O analista financeiro, podcaster e autor Preston Pysh disse que o preço “ficou muito melhor do que esperava”, assim como a taxa de hash da rede Bitcoin.

A força do preço juntamente com a taxa de hash sugere que compradores e outras mineradoras estão chegando para preencher as lacunas causadas pela “capitulação”.

Pysh acredita que é um sinal de que “as coisas vão ficar muito interessantes” após o ajuste de dificuldade de quinta-feira, o que permitirá que esses mineradores “desistentes” voltem ao jogo.

Além disso, outros fatores otimistas entram em jogo nesse momento, como a Grayscale Investment estar comprando mais bitcoins do que são minerados desde o halving.

Entenda melhor como funciona o halving, a mineração e como tudo isso pode afetar o mercado de bitcoin: