Em entrevista para CNBC, Jay Clayton, presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), reafirmou sua posição de que o Bitcoin é “muito mais um mecanismo de pagamentos e reserva de valor do que uma security”.

Ele foi além e disse que os métodos de pagamentos tradicionais, tanto americanos quanto internacionais possuem ineficiências, que estariam impulsionando os ativos digitais como bitcoin e stablecoins.

Bitcoin pode ver ainda mais regulações

Jamie Dimon, CEO da JPMorgan, disse recentemente que não estava interessado em bitcoin, e um dos motivos é a falta de regulações no mercado. Segundo ele, se o mercado de criptomoeda crescer demais certamente seria regulado pelo governo.

Esse ponto foi levantado pelo jornalista da CNBC, e em resposta, Clayton disse que “nós não regulamos o bitcoin como uma security. Quando as pessoas usam criptoativos como security, levantando fundos como uma capital de risco, a SEC regula isso.”


Quer ganhar Bitcoins?
A gente te ajuda nisso.
Abra uma conta grátis!


 

“O que acontecia durante a mania de ICOs era que usavam isso para fazer ofertas públicas de securities sem o devido registro com a SEC.”

No entanto, o Bitcoin sendo reconhecido como um meio de pagamento também seria passível de regulamentação governamental e conforme o mercado for amadurecendo verá ainda mais regulamentações, segundo ele.

Jay Clayton sairá da sua posição de presidente da SEC, a CVM dos Estados Unidos, ao final de 2020, de acordo com um recente comunicado de imprensa oficial. Desde o início do seu cargo, em janeiro de 2017, a SEC já multou diversas ofertas públicas de criptomoedas, sendo o ICO do Telegram o caso mais emblemático.

Há cerca de um mês, porém, a exchange de criptomoeda INX conseguiu ser a primeira corretora autorizada pela SEC a lançar um ICO. Na ocasião, Clayton mostrou apoio a tendência de digitalização de ativos dizendo que “talvez todos as ações possam se tornar tokens em blockchain”.

Veja também: FMI reconhece Bitcoin como reserva de valor


BitPreço, o maior marketplace da América Latina. Compare os preços das principais exchanges do Brasil e mundo, e compre Bitcoin, Ethereum e USDT pelo melhor preço sempre.

Crie sua conta grátis agora!