O presidente do FED de Mineápolis chamou a Dogecoin de um esquema ponzi.
Resumo:
- Neel Kashkari chama Doge de golpe e as criptomoedas de ‘um lixão’;
- Comparamos o dólar com a dogecoin, será que são muito diferentes?
Neel Kashkari, presidente do FED de Mineápolis, fez um comentário em uma publicação no LinkedIn de Paul Grewal – chefe jurídico da Coinbase – que perguntava qual seria a pronúncia correta de Doge.
Ao que Neel respondeu:
Kashkari explicou os motivos em uma resposta posterior:
“A razão pela qual o dólar tem valor é porque o governo dos EUA tem o monopólio legal na produção do dólar. No mundo das moedas virtuais e criptomoedas, há milhares dessas moedas lixo por aí. Literalmente, as pessoas foram desviadas por dezenas de bilhões de dólares, e finalmente a SEC está se envolvendo em reprimir isso.”
Mas será que o dólar e a dogecoin são tão diferentes assim? Fizemos um comparativo.
Nos EUA são gerados 60 milhões de dólares por minuto, enquanto a dogecoin gera 10mil DOGE no mesmo período. Não existe imposto na dogecoin, você pode enviar uma transação de graça (desde que os mineradores aceitem), enquanto nos Estados Unidos o imposto médio pago com dólares é de 29,8%.
O dólar é lastreado na confiança nos políticos, a política monetária está intimamente ligada com a vontade de Biden, Trump e outros governantes. Já a dogecoin tem ‘lastro’ em memes e piadas na internet.
Diferente do bitcoin, que possui uma escassez semelhante ao ouro, a dogecoin tem uma abordagem similar ao dólar americano: o suprimento total é infinito. Esse tema é bem lembrado pelo próprio Kashkari, que ressaltou em entrevista que o Federal Reserve tem “uma quantidade infinita de dinheiro”.
Outro ponto importante e diferente entre o dólar e a doge são os golpes. No mercado de criptomoeda tivemos diversos golpes ao longo da história, mas a situação não é diferente com a principal moeda estatal.
Em 1971 o governo dos Estados Unidos deu um exit scam no padrão ouro, desde aquela data o governo não tem mais a obrigação de pagar em ouro o valor em dólar. Mas antes disso, em 1934, o presidente da época decidiu confiscar o ouro de toda a população, dando outro golpe nos donos da moeda norte-americana.
No podcast Dogecoin: a piada mortal | Bits Semanais #9 contamos um pouco mais sobre a importância da dogecoin como uma imitação escrachada do sistema monetário atual.
Também contamos a história da Dogecoin no canal do Cointimes:
Ambas as moedas parecem um esquema fraudulento? Qual a pior? Você pode tirar as suas próprias conclusões, mas não deixe de comentar a sua opinião logo abaixo da publicação.
Leia mais: