Com grande comemoração a comunidade da criptomoeda Monero conseguiu criar a primeira demonstração pública de atomic swaps (trocas atômicas) entre bitcoin e monero(xmr).  Entenda por que isso muda tudo para as criptomoedas.

O que são atomic swaps e qual sua importância?

Os atomic swaps são contratos inteligentes que permitem a troca entre duas criptomoedas diferentes sem um intermediário como exchange ou banco. 

A primeira atomic swap aconteceu entre a Decred e a Litecoin ainda em 2017. Entretanto, até pouco tempo achava-se impossível uma troca atômica entre Monero e Bitcoin, devido a extrema privacidade da XMR e a falta de contratos inteligentes na criptomoeda.

Financiada pela comunidade do Monero, um grupo de pesquisadores achou um método criptográfico diferente para realizar este tipo de troca. Após quase 4 anos de pesquisa e desenvolvimento a primeira demonstração pública da atomic swap BTC <-> XMR aconteceu nesta sexta-feira (05/03).


Quer ganhar Bitcoins?
A gente te ajuda nisso.
Abra uma conta grátis!


 

E por que ela foi tão comemorada?

Diferente do Bitcoin, todas as transações do Monero são privadas e anônimas, isso é ótimo para o usuário, mas terrível para quem cobrará impostos. Por este motivo diversos Estados como o japonês, chinês e sul-coreano tomaram medidas contra o Monero, atacando as exchanges de criptoativos e muitas vezes banindo a criptomoeda. 

Como você comprará Monero sem um canal centralizado? Isso destruiria o monero, uma moeda ainda muito nova se comparada com o bitcoin. Contudo, o atomic swap muda o cenário. 

Agora, qualquer usuário de bitcoin poderá comprar monero diretamente. Adeus exchanges centralizadas.

Aquecendo a infraestrutura

O primeiro teste público foi feito com as redes de teste do Monero e Bitcoin. O sucesso foi tanto que a infraestrutura pública destas redes não aguentou o número de usuários. 

Para fazer o teste basta seguir 4 passos:

  1. Baixe a versão mais recente do swap CLI
  1. Obtenha seu endereço-MONERO-STAGENET da sua carteira de stagenet Monero
  1. Execute o swap CLI: ./swap buy-xmr –receive-address YOUR-MONERO-STAGENET-ADDRESS
  1. Envie BTC para o endereço Bitcoin exibido para financiar a troca. Você pode usar uma torneira de testnet bitcoin

O processo ainda é complexo e ainda exigirá muitas melhorias para a experiência do usuário se tornar fácil, mas é inegável que esse é um grande passo para o Monero.  

Quer saber mais sobre o XMR e por que ela é considerada o Naruto das criptomoedas? Confira nossa avaliação do Monero.


Leia também: Monero é mais perigoso que Bitcoin, diz Ministério das Finanças alemão


BitPreço, o maior marketplace da América Latina. Compare os preços das principais exchanges do Brasil e mundo, e compre Bitcoin, Ethereum e USDT pelo melhor preço sempre.

Crie sua conta grátis agora!