Passfolio

Na última sexta-feira (10) o Deputado Federal Paulo Eduardo Martins do PL/PR apresentou um projeto de lei (PL 1600/2022) que tem como objetivo proibir a Justiça brasileira de acessar a chave privada das criptomoedas das pessoas endividadas.

A ideia do projeto é atualizar as execuções fiscais, modificando o Código de Processo Civil e as Leis que estão relacionadas a ele.

Para complementar esse objetivo, no mesmo dia, o deputado apresentou o PL 1599/2022, para tornar legal as execuções judiciais da Fazenda Pública. Uma Lei complementa a outra.

O objetivo do PL 1600/2022 é proibir o judiciário de ter acesso às chaves privadas dos usuários de criptomoedas em execuções da Fazenda Nacional, adicionando o parágrafo 4º ao artigo 835 da Lei n°13.105, onde a alínea 1 diz:

Passfolio

“É vedado o acesso, pelo judiciário, à chave privada dos usuários”

Esse projeto vem de encontro com as discussões travadas em todo o mundo, e em especial no Brasil, sobre a regulamentação das criptomoedas e de como a Justiça pode lidar melhor com essa tecnologia.

“Acredito que temos que considerar duas visões sobre o uso desta lei. Por um lado, parece que o projeto de lei cria um mecanismo para que a Justiça atue de forma mais efetiva em casos que uma pessoa endividada tente esconder o seu patrimônio no formato de criptomoedas. Por outro lado, é um mecanismo que pode ser usado indevidamente por órgãos judiciais para ter acesso a informações privadas”, explica Fernando Barros Jr, professor de economia da FEARP/USP.

E se o devedor quiser pagar

Se o devedor quiser pagar a dívida terá que enviar as moedas para uma carteira em juízo e reverter em real. Se o valor for menor do que o da dívida, o devedor terá que complementar o restante.

Falta um bom caminho para o projeto de lei ser aprovado, ele terá que passar pela Câmara dos Deputados, por uma análise do Senado Federal e por fim ser sancionado pelo Presidente da República. Isso pode demorar um bom tempo.

Interessante destacar que as criptomoedas já começam a chamar a atenção da Justiça e são temas até de projetos de leis em Código de Processo Civil.

 Leia mais:

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.