Mesmo em bearmarket, a indústria blockchain recebeu mais de R$160 bilhões em 1199 rodadas de investimentos privados, segundo relatório.
Investimentos privados na indústria blockchain
Um relatório da Messari, em parceria com a Dove Metrics, mostra que o mercado de capitais continua investindo fortemente na indústria blockchain, com uma alta captação de recursos registrando valores superiores aos R$160 bilhões até o momento, no ano de 2022.
Os dados gerais mostram que a indústria blockchain recebeu US $30,3 bilhões de capital privado, que ocorreram em 1199 rodadas de investimentos patrocinadas pelos conhecidos Venture Capitalists (VC).

A maior quantidade de rodadas ocorreu no segmento de Web3 e NFTs (530), registrando o dobro de ocorrências que as demais categorias: DeFi (195); CeFi (222); e Infraestrutura (252).
Já em valores financeiros, o segmento que mais recebeu recursos foi o de Finanças Centralizadas (CeFi), com a entrada de US $10,2 bilhões (33,66% do total) de investimentos privados.
CeFi foi seguida de perto por Infraestrutura (US $9,7bi) e Web3 & NFT (US $8,6bi); enquanto a indústria de projetos de Finanças Descentralizadas (DeFi) viu uma forte desaceleração, recebendo apenas US $1,8 bilhões (5,94% do total).
Captação de recursos mensal
Ao olhar o desempenho mês-a-mês, vemos que para DeFi, o maior volume de captação ocorreu no último mês do semestre, em junho. Infraestrutura recebeu a maior parte dos financiamentos em fevereiro, que acabou sendo o pior mês para CeFi.

As empresas centralizadas receberam o maior volume de capital dos investimentos privados em Janeiro, antes das grandes quedas do mercado e dos inúmeros escândalos envolvendo a indústria blockchain de fundos custodiais.
Enquanto Web3 e NFT tiveram seu pico de investimentos em abril de 2022.
Leia mais: