Apenas algumas semanas depois que o Internal Revenue Service dos Estados Unidos publicou novas diretrizes para tributação de criptomoedas, a autoridade tributária de pagamentos e alfandegária do Reino Unido, Revenue and Customs de Sua Majestade, atualizou seu documento de política de tributação de criptomoedas para empresas e indivíduos.

A abordagem do HMRC neste documento de política é, como esperado, conservadora e está alinhada com o tratamento tributário de outros países para criptomoedas. O HMRC afirma explicitamente que não considera criptomoeda como moeda e o documento de políticas usa o termo criptoativos e não criptomoeda.

Apesar de não reconhecer as criptos como moedas, todo trade será taxado

O documento de política sobre indivíduos considera a atividade de criptografia como um investimento pessoal sujeito a imposto sobre ganhos de capital que deve ser pago quando a criptomoeda é vendida, usada para pagar bens ou serviços, usada para doações ou – diferentemente da posição da autoridade tributária francesa – trocada por outra cripto.

O imposto sobre ganhos de capital é comumente usado para tributar a atividade de criptografia em muitos países, como EUA e Israel. No entanto, enquanto outros países estão lutando para estabelecer a linha entre atividade pessoal e negociação profissional, o HMRC afirma que a criptografia entraria na definição de atividade comercial “apenas em circunstâncias excepcionais”, continuando:

“O HMRC espera que os indivíduos comprem e vendam criptomoedas com tanta frequência, nível de organização e sofisticação que a atividade equivale a um comércio financeiro em si mesma”.

Os mineradores serão cobrados

O documento de política afirma que o salário e a atividade de mineração de um funcionário estão sujeitos ao imposto de renda.

A atividade de mineração por indivíduos também pode ser classificada como uma atividade comercial. O HMRC revisará vários fatores para decidir sobre a classificação, como grau de atividade, organização, risco e comercialidade.

Se a atividade de mineração não equivale a um comércio, qualquer criptografia concedida por uma mineração bem-sucedida – ou qualquer outra taxa de mineração – será tributada como receita. Se se enquadrar na classificação da atividade comercial, poderá ser devido o imposto corporativo e o imposto sobre valor agregado.

Nos casos em que o indivíduo não vendeu imediatamente e recebeu cripto, estará sujeito ao imposto sobre ganhos de capital quando essa criptomoeda for vendida ou trocada.

Airdrops também são taxados

Airdrops podem ser tratados como ganhos de capital ou imposto de renda, dependendo das circunstâncias. Se os airdrops forem fornecidos no caso de uma divisão da cadeia ou em qualquer outro caso que não constitua um pagamento pela prestação de um serviço ou atividade comercial, serão tratados como imposto sobre ganhos de capital. Se estiver relacionado a algum serviço ou outras condições, será tributado como receita.

Parece que alguém no HMRC entende as implicações fiscais do mercado volátil de criptografia. O documento de política tenta impedir negociações de criptografia que usam o mercado volátil para manipular os impostos devidos.

O documento possui uma regra específica para criptografia adquirida dentro de 30 dias após a venda. Esta regra será aplicada se um indivíduo adquirir tokens e vendê-los ou trocá-los dentro de 30 dias após o descarte do mesmo tipo de token. Quem comprar e vender os mesmos tokens não estará sujeito a perda de capital até o valor da compra dos novos tokens nessas datas.

Impostos e mais impostos

A abordagem conservadora do HMRC também se aplica à atividade comercial. As empresas de criptografia não encontrarão benefícios fiscais compatíveis com a criptografia sob a política de Sua Majestade.

As empresas de criptografia do Reino Unido estão sujeitas ao imposto sobre as sociedades sobre seus lucros e ganhos. Quaisquer bens ou serviços vendidos em troca de tokens de criptografia estão sujeitos ao IVA.

Dito isto, o HMRC decidiu que, de acordo com a Lei do Imposto sobre Valor Agregado de 1994, os serviços financeiros fornecidos por trocas de criptografia ou quaisquer serviços necessários à troca de tokens estão isentos de IVA.

Mas as empresas que pagam salários em criptografia estão sujeitas a imposto de renda e contribuições de seguros nacionais sobre o valor do ativo.

O “imposto de reserva do imposto de selo” do Reino Unido é cobrado sobre ações e valores mobiliários. O HMRC não considera a criptografia como um estoque ou título e, portanto, não haverá imposto de reserva de imposto de selo sobre a atividade comercial de criptografia no Reino Unido.

Sem dúvida, 2019 será marcado como o ano da orientação sobre taxas criptográficas. Após 11 anos de existência do Bitcoin, países de todo o mundo estão criando clareza para os contribuintes em relação à atividade de criptografia. 2020 será o ano que finalmente mostra um aumento significativo nos registros fiscais? Só o tempo irá dizer.

Fonte: Cointelegraph.


Recomendado para você: