Com o Bitcoin ganhando ampla adoção global, o governo dos Estados Unidos está nos estágios iniciais de desenvolvimento de diretrizes regulatórias para a maior criptomoeda do mundo e para toda a indústria.

Fontes a par do assunto disseram à Charlie Gasparino da FOX Business que as próximas diretrizes, que se concentrarão na regulação e tributação dos criptoativos, está sendo liderada pela secretária do Departamento do Tesouro, Janet Yellen, e seu vice, Wally Adeyemo. 

As fontes disseram a Gasperino que Gary Gensler, o recém-nomeado presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), está aguardando diretrizes do Departamento do Tesouro para desenvolver uma estrutura regulatória mais concisa para o Bitcoin e as criptomoedas.

Embora não esteja claro quando o regulamento será tornado público, o governo dos EUA já propôs uma regra de combate à lavagem de dinheiro que exigirá que os usuários de criptomoedas se submetam a um procedimento obrigatório de Conheça seu Cliente (KYC) se realizarem uma transação superior a US$ 3.000.

A mudança foi criticada por vários participantes da indústria, incluindo o CEO da Kraken, Jesse Powell, que acredita que a iniciativa vai contra a natureza pseudônima do Bitcoin e dos demais ativos. 

Powell observou na época que a ação do governo dos EUA poderia ser a ponta do iceberg, pois ele acredita que uma regulamentação mais rigorosa está a caminho.

Embora não esteja claro se o regulamento pode envolver uma repressão total às criptomoedas, Gasparino observou que é quase impossível proibir criptomoedas nesta fase, dada a adoção em massa dos ativos por investidores institucionais.

Por esse motivo, Gasparino observou que “as criptomoedas vieram para ficar”.

Janet Yellen e o Bitcoin

Janet Yellen em audiência de 2017 se opondo à auditoria do Fed, quando um entusiasta levantou uma placa “Compre Bitcoin” durante a transmissão ao vivo. A foto se tornou um meme.

Yellen estar no centro da regulamentação proposta para o setor pode não ser uma surpresa para muitos, porque ela sempre foi uma crítica das criptomoedas, especialmente do Bitcoin. 

Embora ela afirme gostar do potencial do Bitcoin, ela acredita que ele é usado principalmente por criminosos para realizar atividades nefastas, incluindo financiamento do terrorismo e lavagem de dinheiro. 

Comentando sobre o uso do bitcoin em pagamentos, ela observou que ele é altamente especulativo e ineficiente nas transações devido ao seu alto consumo de energia. 

Leia mais: CEO de empresa que sumiu com R$17 milhões em cripto foi criado por Inteligência Artificial.

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br