Alter 2

A nova Secretária do Tesouro americano, Janet Yellen, que anteriormente chefiou o Federal Reserve, disse em depoimento por escrito na quinta-feira que criptomoedas e ativos digitais têm o potencial de “melhorar a eficiência do sistema financeiro”.

Como ela observou em seus comentários por escrito: “Bitcoin e outras moedas digitais e criptomoedas estão fornecendo transações financeiras em todo o mundo. Como muitos desenvolvimentos tecnológicos, isso oferece benefícios potenciais para os EUA e nossos aliados.”

“Ao mesmo tempo, também apresenta oportunidades para atores estatais e não estatais que buscam contornar o sistema financeiro atual e minar os interesses americanos. Por exemplo, o Banco Central da China acaba de emitir sua primeira moeda digital”, continuou ela.

O aparente apoio de Yellen às criptomoedas pode ter um efeito muito positivo no longo prazo. Mas quando questionada especificamente sobre suas opiniões sobre os benefícios e riscos potenciais, Yellen escreveu:

“Acho importante considerarmos os benefícios das criptomoedas e outros ativos digitais, e o potencial que eles têm para melhorar a eficiência do sistema financeiro.

Ao mesmo tempo, sabemos que podem ser usados ​​para financiar o terrorismo, facilitar a lavagem de dinheiro e apoiar atividades malignas que ameacem os interesses de segurança nacional dos EUA e a integridade dos sistemas financeiros dos EUA e internacionais.

Acho que precisamos examinar de perto como encorajar seu uso para atividades legítimas e, ao mesmo tempo, restringir seu uso para atividades malignas e ilegais.”

“Se confirmado, pretendo trabalhar em estreita colaboração com o Conselho do Federal Reserve e os outros bancos federais e reguladores de valores mobiliários sobre como implementar uma estrutura regulatória eficaz para essas e outras inovações fintech”, concluiu ela.


Quer ganhar Bitcoins?
A gente te ajuda nisso.
Abra uma conta grátis!


 

Seus comentários refletem aqueles feitos no início desta semana durante o processo de confirmação em andamento de Yellen, no qual ela deu um tom moderado ao assunto de criptomoedas. Em resposta à pergunta de um senador, Yellen expressou apoio para coibir o uso ilícito de criptomoedas.

O presidente dos EUA, Joe Biden, que tomou posse na quarta-feira, nomeou Yellen para liderar o Departamento do Tesouro em novembro.

Veja também: Nano e tecnologias libertárias: um papo com Kaique Nunes


 

BitPreço, o maior marketplace da América Latina. Compare os preços das principais exchanges do Brasil e mundo, e compre Bitcoin, Ethereum e USDT pelo melhor preço sempre.

Crie sua conta grátis agora!