Passfolio

O relógio blockchain da Solana (SOL) está atrasado em cerca de 30 minutos devido a slots mais longos do que o ideal, segundo o relato divulgado ontem nas redes sociais da plataforma.

O relógio on-chain está aproximadamente 30 minutos atrasado em relação aos relógios do mundo real devido a slots mais longos do que o normal. Embora isto não tenha impacto no desempenho ou nas operações da rede, o tempo reportado pelos exploradores pode não refletir o tempo do relógio real.

Declaração de monitoramento no site da Solana

Slots são o intervalo de tempo no qual um validador pode submeter um bloco à rede. Para a Solana, um slot ideal seria de 400 milissegundos mas, de acordo com os dados do painel de controle da plataforma, o valor praticamente dobrou para cerca de 746 milissegundos.

Embora Solana seja um blockchain proof-of-stake (PoS), a rede também faz uso do proof-of-history (PoH) como algoritmo de consenso, o que cuida da manutenção do tempo, permitindo que cada node da rede mantenha um registro preciso das horas.

A Solana também utiliza clusters, uma coleção de validadores que são responsáveis pelo processamento das transações na sua blockchain, e o PoH permite uma cronometragem descentralizada em todos os nodes de um cluster. No entanto, quando os slots ultrapassam 400 milissegundos, o relógio do cluster começa a perder sincronicidade com o tempo do mundo real.

Passfolio

Apesar das alegações de que o atraso não tenha impacto nas operações de rede, ele pode acarretar em algumas consequências econômicas, principalmente para as recompensas de staking da Solana, visto que um atraso nos slots implica em menos “epochs,” causando uma redução na capacidade de ganho dos validadores da rede. 

Leia também:

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br