A editora Caras resolveu lançar um banco digital e ele é movido a blockchain e a um esquisito esquema de marketing multinível.
O Caras Bank é o novo banco digital da Editora Caras, feito em parceria com o banco BTX. A ideia é ser um banco dos famosos e dos leitores da Caras:
“Um banco voltado ao público da CARAS, não só os famosos, mas aos leitores. Isso que me chamou a atenção. É o banco dos famosos, mas também aos leitores dos famosos”, disse Luís Maluf, presidente da Editora Caras.
Caras Bank, o White Label
O BTX é uma espécie de white label bancário, ou seja, ele empresta a tecnologia de banco digital para outras empresas.
” Nossa principal plataforma de gerenciamento de contas virtuais está disponível em white-label ou via APIs, permitindo a qualquer empresa implantar soluções bancárias digitais, serviços de contas virtuais, gerenciamento de cartões e serviços de processamento e serviços de processamento de pagamentos, além de diversas opções exclusivas ” , diz o banco em seu site.
Quando entrar em operação, o banco da revista terá conta digital gratuita, cartão de débito, crédito, programa de cashback, empréstimos e uma infinidade de serviços.
Entretanto, em nenhuma página do banco é explicado como a tecnologia do blockchain irá funcionar. Só mais uma buzzword? Ainda estamos investigando.
Marketing Multinível e Minerworld
Porém, nem tudo são flores e maquininhas para o BTX. Segundo investigação do Cointelegraph, a BTX Digital comprou parte da HubChain. Quem é a HubChain? É uma empresa que tem como sócio Rodrigo Pimenta, apontado como desenvolvedor da exchange BitOfertas da MinerWorld .
A Minerworld foi um esquema ponzi que dizia operar criptomoedas e oferecia uma suposta rentabilidade de 100% em 12 meses, com esquema de “marketing multinível” disponível.
Similarmente, o Banco Caras tem um sistema de marketing multinível, onde é prometido um ganho de 4% de todas as operações dos clientes indicados.

Dentro do sistema você pode comprar um “combo”, que lhe permite virar “Consultor Digital Bank Start”. No momento da compra é revelado que você está pagando por supostos “CDBs“.

Apesar de já vender produtos e fazer marketing multinível, o Caras Bank continua fechado para cadastros na sua página principal, onde só é possível se cadastrar para receber atualizações até o momento.

[Update] A BTX está processando o Cointelegraph
Em resposta ao Cointimes, a BTX Digital enviou uma nota de esclarecimento, segue ela na íntegra:
“A BTX DIGITAL é uma empresa internacional com fortes investimentos no Brasil e busca selecionar os melhores parceiros e prestadores de serviços do mercado.
A BTX tem como valores essenciais a transparência, integridade e honestidade e possui uma política de compliance rigorosa com todos seus parceiros e fornecedores. Sobre a notícia veiculada no site Cointimes na data de 31 de outubro, que sugere que a BTX possui algum tipo de relação com a Minerworld ou Bitofertas, viemos esclarecer que que nunca tivemos qualquer tipo de relação com as empresas.
A BTX tem experiência no seu mercado de atuação e trabalhou muito para construir sua reputação com uma das líderes no mercado de Digital Banks. Assim, faremos tudo o que for necessário para promover e estabelecer a verdade. Além do mais, nenhuma investigação foi realizada pelo site Cointelegraph – conforme citado em matéria da Cointimes – e, inclusive, foi aberto um processo contra os autores da mesma que está correndo em segredo de justiça. Estamos à disposição para esclarecimento de quaisquer dúvidas.O Caras Bank é um digital bank que oferece aos usuários segurança, qualidade, respeito as normas, auditoria de reguladores nacionais e internacionais, além das tecnologias mais avançadas da atualidade. A matéria publicada no site Cointimes, dia 31 de outubro, insinua uma conexão da Caras Bank com as empresas Minerworld e Bitofertas, em resposta, o banco esclarece que não possui nenhum tipo de relação com as citadas, nem nunca possuiu.
Além disso, as informações retiradas do site Cointelegraph não possuem qualquer base investigativa ou apuração, o qual – inclusive – está passando por um processo judicial que corre em segredo de justiça. Estamos à disposição para esclarecimento de quaisquer dúvidas deste veículo.
O Caras Bank é um digital bank que oferece aos usuários segurança, qualidade, respeito as normas, auditoria de reguladores nacionais e internacionais, além das tecnologias mais avançadas da atualidade. A matéria publicada no site Cointimes, dia 31 de outubro, insinua uma conexão da Caras Bank com as empresas Minerworld e Bitofertas, em resposta, o banco esclarece que não possui nenhum tipo de relação com as citadas, nem nunca possuiu. Além disso, as informações retiradas do site Cointelegraph não possuem qualquer base investigativa ou apuração, o qual – inclusive – está passando por um processo judicial que corre em segredo de justiça. Estamos à disposição para esclarecimento de quaisquer dúvidas deste veículo.
“
Ouça nosso podcast para não cair em pirâmides financeiras: